<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| quinta-feira, maio 31, 2007

Etiquetas: ,

|
| quarta-feira, maio 30, 2007

Fica em Leiria, é um dos locais onde se ouve a melhor música da noite local e a Agenda é cliente mais ou menos assídua. Chama-se Abadia e fica na Rua Barão de Viamonte, em pleno centro histórico de Leiria. Faz 4 anos e faz a festa com os Tra$h Converters neste sábado. Excepcionalmente até às 4 da manhã.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|
| segunda-feira, maio 28, 2007

Etiquetas: , ,

|
| sábado, maio 26, 2007

Online há quatro anos.

Etiquetas:

|
| sexta-feira, maio 25, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: ,

|

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|
| quinta-feira, maio 24, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|
| quarta-feira, maio 23, 2007

Etiquetas: ,

|


Etiquetas:

|

Inter-Connexion # 2 é um evento integrado na programação do festival de arte multimédia I.M.A.N. 2007, em Vila Nova de Famalicão, e uma colaboração entre este festival e a Connexion Bizarre, apresentando performances de três projectos no campo da musica electrónica experimental: Mono No Aware [Alemanha], Strange2 [Espanha] e Thermidor [Portugal] são os três projectos que se apresentarão ao vivo na próxima sexta feira na Casa das Artes de Famalicão.
Recorde-se que o I.M.A.N. é um festival anual que vai na sua terceira edição e que, este ano, se iniciou a 14 de Abril prolongando-se até 30 de Junho.



[info]

Mono No Aware


«Mono No Aware nasceu como o projecto de noise rítmico do alemão Leif Künzel em 1995, influenciado pelo seu interesse por cultura japonesa. Inicialmente contando com a participação de Stefan Böhm [Pzichobitch, S.I.N.A., Nullvektor] por um curto período de tempo, é actualmente o projecto a solo de Leif Künzel. Para além de Mono No Aware, Leif trabalhou noutros projectos laterais, tal como Norm e MsMoNo, ambos ainda activos. Mono No Aware lançou três albuns aclamados pela crítica, “Kitanai Yatsu” [2000], “Kika No Sekai” [2002] e “Kataku” [2005], sendo faixas da sua autoria incluidas em grande numero de compilações do género. Tem também sido uma presença regular em festivais europeus do género. Para além de ser um dos projectos mais bem conhecidos da editora de culto alemã Hands Productions, Mono No Aware é também considerado um dos mais brilhantes artistas de noise ritmico da actualidade, um performer de grande valor e um fascinante compositor de noise-art.»

Strange2


«David Jornet [1971] é um artista de Barcelona que começou a sua carreira musical em meados dos anos 80. A sua paixão por musica electrónica levou-o a participar em várias bandas como Frame, Klockwork, Asphalt! e Tannhauser [de que continua a ser um dos teclistas], até que decidiu criar, há 4 anos, o seu próprio projecto a solo: Strange2. Strange2 é uma colecção de retalhos musicais que David guardou na sua memoria; a sua visão, o seu resumo particular da musica que escutou e que o influenciou ao longo da sua vida – de Tangerine Dream ou Kraftwerk a Vangelis, do tecnopop à electrónica mais experimental – interpretada com um som mais contemporaneo mas conservando um certo gosto vintage. Strange2 deseja reflectir um universo sonoro em que se combinam a intensidade creativa própria do IDM e a electrónica-ambiental mais intima, com complexas atmosferas e sequencias ciclicas de piano que concedem a este projecto uma indiscutivel sensação de banda sonora sombria. Isso é também o que David deseja reflectir nos seus concertos, adaptáveis e intensos, umas vezes puramente electrónicos [com toques industriais], outras com toques acusticos [apoio de bateria], mas sempre com tempo progressivo e ambiente imersivo. Strange2 cria uma musica evocadora de imagens de tempos passados e actuais, de situações e de circunstancias subjectivas, de melodias tristes e hipnoticas que se fundem em paisagens un tanto inquietantes e, por vezes, pouco agradáveis. Oli, um VJ londrino, providencia acompanhamento visual para os lives de Strange2

Thermidor


«Thermidor é uma experiência / instalação audiovisual, da autoria de J., que se estreou ao vivo em Agosto de 2005. Um projecto em crescimento contínuo, actualmente trabalhado com diferentes artistas vídeo da cena portuguesa contemporânea para elaborar uma mais completa e unica experiência sensorial, com uma forte componente cenográfica e teatral. Licenciado em arquitectura em 2002, J. dedicou a maior parte do seu tempo livre à musica electronica, investindo na construção de um estudio próprio que lhe permita trabalhar as suas composições que vão desde hard-edge elektro até musica ambiental, adequada para instalações e performances multimedia.»

Etiquetas: , , ,

|

Jerome Soudan é o responsável, desde 1998, pelo projecto Mimetic que no próximo sábado actua no Espaço - Centro de Desastres [Lisboa] em mais um Samizdata Club, a ter lugar já no próximo sábado. Com uma já longa carreira e uma assinalável discografia [em selos discográficos como Ant Zen, Hands, Thisco, Spectre, Prikosnovenie, Urgence Disk, Parametric ou Moloko +], Mimetic não será um dos projectos electrónicos com mais adeptos [ou sequer conhecedores] entre nós, mas é inquestionavelmente um dos mais interessantes projectos de música electrónica a passar por cá durante este ano. A não perder.
Na mesma noite actuam ainda os projectos portugueses Mikroben Krieg e Structura.

Etiquetas: , , ,

|

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|
| terça-feira, maio 22, 2007

De 1 a 3 de Junho realiza-se no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre o Festival Electronique Desires com participações de Mira Calix [1 de Junho], Chris Clark [2 de Junho] e Large Number [3 de Junho]. Todos os espectáculos terão lugar no café-concerto do CAE a partir das 23h00 e o bilhete para os três dias custa apenas €6. Excelente pretextos, portanto, para um fim de semana no Alto Alentejo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

[info]

Mira Calix

«Chantal Passamonte é Mira Calix. Nasceu e cresceu na África do Sul, tendo-se mudado para Londres em 1991. Aí, trabalhou em lojas de discos, organizou festas de dança e começou a sua carreira como DJ, o que a levou a querer produzir a sua própria música.
Ao longo da sua já extensa carreira musical, Mira Calix tem colaborado como DJ com artistas tão diversos como Derrick May, Aphex Twin, Boards of Canada, Baby Ford e Hecker. Em festivais de música clássica e contemporânea tem re-trabalhado as obras de compositores tão importantes como Stockhausen e Steve Reich, com quem também já actuou ao vivo.
Foi DJ em festivais conceituados como o SONAR, em Glastonbury, no All Tomorrow’s Parties, etc.
O seu extenso vocabulário musical e conhecimento da história da música têm levado Calix a fazer as primeiras partes de bandas como Godspeed You!, Black Emperor, Radiohead, Boards of Canada, Autechre, Pan Sonic, Plaid e Faust.»

Chris Clark

«Chris Clark, que recentemente encurtou o seu nome para apenas Clark, conseguiu com “Body Riddle”, o seu ultimo álbum, fundir graciosamente uma intensidade rítmica ao vivo com a vasta liberdade sónica dos programas electrónicos de computador, de forma a criar algo novo mas reconhecível ao mesmo tempo, que agrade e deslumbre fãs de música ambiciosa.
“Body Riddle” é de longe um dos álbuns recentes mais originais, preenchendo um vazio que se sentia na música electrónica, e nele Clark cria obras-primas análogas e obras de arremesso melódicas. Um balanço perfeito entre abstracção e concentração, este é um disco que deve elevá-lo ao nível dos artistas independentes cuja influência alcança lugares distantes e géneros musicais diferentes.
As suas recentes digressões e concertos com nomes conceituados da electrónica e pós-rock como os 65daysofstatic e Tortoise, enviaram a mensagem que, tal como estas bandas, Clark não deseja nem permitirá que os críticos o instalem num “ghetto” electrónico.
O seu novo som exige uma nova experiência ao vivo, e para quem quer algo no fio da navalha e algo de novo, Clark e “Body Riddle” é o indicado.»

Large Number

«O projecto Large Number é composto por Ann Shenton (ex-vocalista da carismática banda Add N to X), nas vozes e sintetizadores, Mick Bund (que já trabalhou com os Primal Scream e os Felt) na guitarra baixo, e Marc Hunter no Theremin.
Os Large Number têm feito diversas digressões na Europa e nos Estados Unidos, tendo recentemente colaborado com a banda Chicks on Speed na última digressão dos Red Hot Chili Peppers.
Em 2003, lançaram o seu álbum de estreia,"Spray on Sound", que recebeu críticas positivas e incessantes passagens na rádio por parte dos DJ’s mais conceituados da cena de música electrónica de Nova Iorque.
Depois de digressões pela Europa, América do Norte e América do Sul, os Large Number voltaram ao estúdio para gravar o mini álbum “Modern Horror”, lançado na Primavera de 2006.
Mistura música ambiente de Ficção Científica com vocalizações puramente Punk. Música imprevisível da aclamada Grande Dama da Electrónica.»
___

[*] e um pobre trocadilho

Etiquetas: , ,

|
| sexta-feira, maio 18, 2007

|

Etiquetas: ,

|
| quinta-feira, maio 17, 2007

Dandelion Wine e Dream Metaphor actuam no próximo sábado no Parke [Francelos / Vila Nova de Gaia] no próximo sábado, 19, a partir das 22h00. Na ocasião haverá ainda dj sets a cargo de Luiz Soncini e Winter.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

[info]
«Nicholas Albanis e Naomi Henderson são os Dandelion Wine. O projecto baseado na Austrália regressa ao território Europeu com novo álbum de inéditas pela chancela da Ars-Musica Diffundere. Em luxuoso "digipack" e artisticamente bem produzido, "An Inexact Science" contempla o esplendor do duo através de vasta disposição de influências e texturas musicais. Com destacado lirismo, nostalgia e sensibilidade; as canções percorrem ambiências neoclássicas, étnicas e medievais. Flauta, mandolim, dulcimer e toda uma complexidade de instrumentos tradicionais são unidas às diversas tonalidades vocais de Naomi e algumas bases programadas. Os amantes de dark wave com vozes femininas certamente terão imenso prazer ao entrar num mundo onde os instrumentos medievais colidem com batidas electrónicas, onde vocais angelicais encontram distorções, onde sussurros acústicos estão paralelos a experimentações ruidosas… Este Mundo invulgar criado por Dandelion Wine

«É curto o tempo de vida de Dream Metaphor, mas muitas foram já as mudanças. De um sonho de um ser só que teimava em não se mostrar, surgiu uma nova interpretação... Desta nova interpretação, descobriu-se a infinita possibilidade dos sonhos serem reinterpretados por outros... Mas só o som, as melodias, os ritmos e as palavras não bastavam... Era necessário algo mais! Foi então que foi dado corpo ao sonho... Dream Metaphor deixou assim de ser apenas um projecto musical, na tentativa de criar metáforas mais próximas do nosso vasto mundo onírico, aproximando-se cada vez mais do conceito "colectivo artístico", onde a combinação de diversas formas interpretativas, a conjugação de diferentes meios de expressão artística se transformam num todo: uma instalação multimédia interpretada no aqui e agora, na união do sonho e do real. Só assim, neste contexto multifacetado, conseguiremos recriar as metáforas dos sonhos, num aqui e agora que é nosso e vosso.
Em palco, os Dream Metaphor são [Replycant], Dalila B. e Joana F.»

Etiquetas: , , , ,

|
| quarta-feira, maio 16, 2007

Decisão súbita: mudança de visual na Agenda Electrónica.
Porque sim.

Nota: é capaz de haver erros de visualização ao utilizar o Internet Explorer. Bom remédio: utilizem o Mozilla Firefox.

Etiquetas:

|

No Era Uma Vez No Porto, assinala-se no próximo sábado o aniversário das noites Bodypop [Connexion Bizarre].

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|

Nos próximos tempos o meio industrial português [e arredores], vai andar animado com a profusão de propostas internacionais em cartaz: Mimetic [a 26 de Maio], Reaper e Tantrum [a 2 de Junho], Ah Cama-Sotz [9 de Junho], In The Nursery [9 de Junho, Leiria] e Nitzer Ebb [28 de Julho] são os concertos já confirmados.

Etiquetas:

|

É um dos mais antigos blogs musicais portugueses [vai para 4 anos de vida] e, de há algum tempo a esta parte, também se tem aventurado fora da blogoesfera através de noites temáticas que recordam a década de 80.
A festa repete-se na próxima sexta feira no Swing [Porto] com a melhor música daquela década [e também alguma da pior - segundo "promessa" dos próprios]. Queridos Anos 80, naturalmente.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|
| terça-feira, maio 15, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas:

|

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: ,

|
| quinta-feira, maio 10, 2007

A Matéria Prima, loja de discos [entre outras coisas], do Porto abre hoje uma "filial" em Lisboa. A inauguração será às 19h00 com "discos frescos,literatura avulsa, vinhos das melhores proveniencias e guloseimas generosas". A Matéria Prima lisboeta situa-se na Rua das Flores, nos números 41 e 43, e a visita recomenda-se vivamente.

Etiquetas: ,

|
| quarta-feira, maio 09, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas:

|
| terça-feira, maio 08, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: , ,

|
| segunda-feira, maio 07, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas: ,

|
| sexta-feira, maio 04, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Etiquetas:

|
| quarta-feira, maio 02, 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Com U-Clic, Lady Bambi e Witchell no Plano B [Porto].

Etiquetas: , ,

|