<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-5826996849787263972', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Os regressados Cotty Cream e o thomarense Beeper juntam-se para uma noite de música imprevísivel. Os sons do caldeirão da Mouraria encontram-se com a sonoridade humanoide de Thomar no Lounge, ao Cais do Sodré. À beira Tejo. No próximo sábado à noite.

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas: , ,

|

Victor Gama e Pedro Almeida [ao vivo, Sala Cyber], Slimmy, Motor e Karl Bartos [Sala 2] constituem o cartaz da terceira edição das noites Clubbing, a ter lugar no próximo sábado a partir das 22h00, na Casa da Música do Porto. Mais informações, horários e condições de acesso aqui.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info]
Victor Gama + Pedro Almeida
«Victor Gama nasceu em Angola. Pedro Almeida nasceu em Moçambique. A experimentação e cumplicidade com os instrumentos sonoros são a raiz de uma abordagem sensível à evolução da tecnologia que ambos desenvolvem. As ferramentas de construção ambientais e os padrões rítmicos questionados, a manipulação das frequências, os gestos e a desfragmentação vocal procuram atribuir, ao lado físico do acto performativo, sensações intemporais.
Para o concerto da Casa da Música do Porto, Victor Gama irá trabalhar com a interação imprevisível de Pedro Almeida. Os instrumentos de tecla metálica circular que Gama construiu, e dos quais irá explorar um ambiente acústico, serão a base sonora que Almeida utilizará para
compôr em tempo real ritmos e percursos electrónicos. Usando a improvisação e desconstrução, procuram a fusão de sonoridades obtidas, quer pelo lado digital, quer pela mais simples expressão sonora, remetendo as suas próprias origens e influências musicais ao
conceito multimedia.

Victor Gama explora novas sonoridades e novos processos de criação através da construção de instrumentos musicais, dispositivos sonoros e instalações, usando um método de experimentação em que design, som, música, imagem e performance são conjugados, tanto recorrendo a
tecnologias de ponta como investigando a evolução dos instrumentos desde a pré-história.

Pedro Almeida (paL), especialmente interessado na experimentação de sons, escolheu o computador como instrumento depois de ter vindo a utilizar a percussão, a guitarra e objectos do quotidiano. O músico / designer/performer, baseando o seu trabalho no sampling, explora a
voz até ao limite enquanto ferramenta sonora.»

Slimmy é um músico portuense radicado em Londres e aposta numa sonoridade electro-rock que continua em alta um pouco por todo o lado.

Os Motor são um duo franco-americano que pratica uma electrónica pujante, dançável e, diz quem sabe, contagiante.

Quanto a Karl Bartos, se não sabe quem é, provavelmente está a ler o blog errado. Kraftwerk, rings a bell?...

Etiquetas: , ,

|

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas: , ,

|

«What is STFU?
STFU is an open collective of electronic musicians and visual artists who use the internet as their main means of communication. It is a network of groups and individuals who come together to make live electronic music events happen.

How does it work?
An individual or group of individuals take the lead to make an event happen in their area. The STFU site is designed to provide a focal point for information regarding events. It is designed to inform people that events are being planned and to provide feedback from past events.»

«STFU in Portugal: As netlabels portuguesas enoughrecords e Test Tube [ligada à editora Monocromática] estão a organizar uma edição portuguesa da STFU, um colectivo de músicos electrónicos independentes que utilizam a internet para organizar eventos de música electrónica em vários locais da europa. O evento em portugal irá ocorrer em finais de março no Porto, Lisboa e Torres Vedras

Programa

STFU Porto
Fábrica de Som
Av. Rodrigues de Freitas, 23-27 - Porto

22 Março, 22H00

Ckz [Portugal]: live
NNY [Portugal]: live
Aenedra [Portugal]: live
Svarte Greiner [Noruega]: dj set

23 Março, 22H00

Pygar [Portugal]: live
Unknown Forces (of everyday life) [Reino Unido]: live
Svarte Greiner [Noruega]: live
Replycant [Portugal]: dj set

24 Março, 22H00

e:4c [Portugal]: live
Violet [Portugal]: live
Decibeats [Portugal]: live
M. [Portugal]: dj set

--

STFU Lisboa
Galeria Zé dos Bois [ZdB]
Rua da Barroca, 59, Bairro Alto

30 Março, 23H00

Phoebus [Portugal]: live
Federico Monti [Argentina]: live
Svarte Greiner [Noruega]: live

--

STFU Torres Vedras
Centro Cultura Contemporânea [CCC]
Rua da Cruz, 9 - Torres Vedras

31 Março, 23H00

Rui Gato [Portugal]: live
Federico Monti [Argentina]: live
Svarte Greiner [Noruega]: live

Etiquetas: , , ,

|
| quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A dupla thomarense BioniC vai estar este fim de semana em Tomar [sexta feira 23, no Café Paraíso a partir das 22h00, e no Duplex Bar, a partir das 02h00] e em Leiria [sábado 24, no Abadia, a partir das 23h00].

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|
| terça-feira, fevereiro 20, 2007

No próximo sábado há mais uma edição, a sexta, das noites Oportunista no Passos Manuel [Porto] - o evento social da Matéria Prima. Para esta edição, a Matéria Prima traz até nós a chilena Chica Paula [Monika Enterprise] e o alemão Strobocop [Karaoke Kalk] que se apresentarão no clube Passos Manuel em formato dj set. Maruti 900 + Tam [Matéria Prima] apresentarão, no foyer, o seu dj set.
Na sexta feira, 23, Chica Paula e Strobocop estarão na Via Latina em Coimbra.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info]
«CHICA PAULA Ao mesmo tempo que começavam os anos noventa, a chilena Paula atravessava novamente o Atlântico e mudava-se definitivamente para Berlim, pronta para experimentar a revolução techno que estava a despontar nessa capital. Conheceu Gudrun Gut e Thomas Fehlmann que, entusiasmados com o novo reforço feminino, a convidaram para o Ocean Club do famoso clube Tresor. Quis o tempo que a história não ficasse por aqui e em 2003, Chica alistou-se na editora matriarcal que Gudrun gere [Monika Enterprise] e edita "42 Mädchen" [como Chica And The Folder] sendo o seu primeiro e único disco - é daqueles discos que se escutam do início ao fim, sem espinhas. Para a história fica a versão de "I’'ll Comme Running" [Brian Eno] –cereja em cima de um doce sem calorias mas que alimenta durante um longo período de tempo. Como dj Chica Paula segue as tendências da mafia chilena radicada em Berlim: Villalobos, Luciano, Dandy Jack, Pier Bucci...»

«STROBOCOP Thorsten Lutz, mais conhecido como Strobocop, começou a sua caminhada a partir de Colónia e o seu nome está associado a muitos dos que atingiram um inegável sucesso com a cultura de dança. Depois de várias incursões pela gestão de noites temáticas com Triple R, Thorsten fundou durante 1997 uma editora que estava nos antípodas da pista de dança. Passados dez anos a Karaoke Kalk é sem dúvida alguma uma das mais importantes referências junto da comunidade que escuta música em casa e de forma regular – é impossível falar de indietrónica ou de discos com bases electrónicas sem mencionar o inesquecível "Wunder, Wechsel Garland, Donna Regina, Pluramon, März…"»

Etiquetas:

|

Na próxima quinta feira acontece no Teatro Académico Gil Vicente [Coimbra] a segunda edição do ciclo Senses, uma co-produção do TAGV e da Cosa Nostra. A dupla britânica Isan [Morr Music] e Vítor Joaquim + 3Leds [Crónica Electrónica] são os convidados desta segunda edição.

[info]
«O ciclo Senses pretende ser uma mostra de formas de criação contemporânea em que música e imagem se combinam em espectáculos multimédia. O trabalho com a materialidade digital será o denominador comum aos artistas a apresentar. Além de espectáculos, haverá a realização de mostras de vídeo, exposições, conferências, debates, showcases e workshops de criação de música digital, com o objectivo de alargar a interacção entre artistas e público, estas diversas acções irão sendo introduzidas gradualmente ao longo do ciclo. Senses decorre uma vez por mês, de Janeiro a Junho de 2007, e integra-se na programação TAGV digital dedicada à relação entre as artes do espectáculo e as novas tecnologias.»

«Antony Ryan e Robin Saville formaram Isan em 1996, desde então gravaram para diversas editoras e fixaram-se na sua casa espiritual, a Morr Music [Mum, Lali Puna]. O recorte melódico e um esculpir rítmico detalhado conferem à sua arte lugar de topo no distinto núcleo da música electrónica de cariz ambiental. O mais recente "Plans Drawn In Pencil" reafirma o duo britânico como mestre na transformação encantatória de sonoridades díficeis em prazer auditivo, um objecto deliciosamente pop no limiar da experimentação conceptual. O seu talento de remistura está também presente em música Notwist, Mum ou Depeche Mode. Robin Saville é ainda dono da excelente Arable Records, editora do primeiro Psapp ou da singela arte de Andrew Holson e a sua The Matinee Orchestra

«Vitor Joaquim é uma das referências nacionais da música electrónica improvisada. Com colaborações diversas [Phil Niblock, Colleen, Scanner...] e com o seu trabalho a abranger o teatro, a dança, o cinema ou o video, é ainda mentor dos Encontros de Música Experimental [Setúbal / Palmela] e professor de Audiovisual na Restart [Escola de Criatividade e Nova Tecnologia de Lisboa]. "Flow" [Crónica Electrónica, 2006], considerado pela seminal The Wire um dos dez melhores registos electrónicos do ano transacto, traz-nos um exercício de interrogação acerca das relações, sobre a construcção de uma identidade através da conversa com o outro.»

Isan actua ainda na sexta feira, 23, no Passos Manuel [Porto], com primeira parte a cargo de BiarooZ, e no sábado, 24, na Galeria ZdB [Lisboa] com Vítor Joaquim.

Etiquetas:

|

OpenBox é um novo evento do MusicBox que, irá convidar pontualmente diferentes produtores e editoras nacionais e internacionais, a apresentar a programação de uma noite. Promovido em parceria com Fernando Fadigas [DJ Fadigaz / Tra$h Converters], o OpenBox de Fevereiro centra-se na actividade da editora Variz. Assim, na próxima quinta feira, 22, Lolly And Brains [concerto], Tam [live act], Migso [vídeos] Fadigaz e M. Sá [dj sets] apresentam-se no MusicBox, sem varizes.

[info]
«Os Lolly And Brains são Sérgio Lemos [DJ Lolly; Miss Lolly Lab] e João Barroso [DJ Brains; Neuroman]. A base musical é essencialmente computorizada, marcada pela utilização de software que permite a incorporação de instrumentos virtuais, loops e samples. Sobre a base, são adicionados outros elementos sonoros, como guitarras eléctricas, drum pads, sintetizador, vozes, loops, brinquedos musicais, percussões, etc. Ao vivo, o formato acaba por resultar numa espécie de karaoke cibernético, onde 60% é reproduzido e os restantes 40% são executados em tempo real. Musicalmente, não há rótulos assumidos. Há uma vontade de experimentação, sem experimentalismos... A música de Lolly and Brains recorre a clichés, ironias, provocações, insinuações, e por vezes, atreve-se em versões de AC/DC, Suicide, Peaches, The Cramps, Serge Gainsbourg, Man Or Astro Man?, entre outros. Neste concerto os Lolly and Brains apresentarão uma mão cheia de temas novos.»

«Tam funciona como um alter-ego de João Santos, produtor/DJ de música electrónica sediado no Porto. Autodidacta de formação começou por abordar as possibilidades oferecidas pela electrónica e pelo digital para concretizar as suas ideias, ou seja: construir melodias abstractas, tendo como base os sons dos instrumentos analógicos; sendo estes posteriormente retrabalhados digitalmente. Embora a influência de compositores como Erik Satie e Arvo Part seja notória, o trabalho de TAM pode relacionar-se também com o minimalismo digital contemporâneo de Taylor Deupree e Alva Noto. O EP de Tam editado recentemente na etiqueta portuguesa Variz é o exemplo perfeito destas considerações: Há um cariz quase cinemático nas composições, a música procura narrar algo sem recorrer às palavras, procura a paisagem, a melancolia, a
dispersão. O som apresentado pode catalogar-se como ambient, ou experimental, ou pode ainda ser entendido como uma simples canção.»

Etiquetas: ,

|
| quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|
| quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Depois de uma grande festa de aniversário em Torres Novas no passado sábado e depois de verem finalmente editado o seu álbum de estreia - Console Pupils - na passada segunda feira, os U-Clic iniciam na próxima sexta feira uma digressão nacional que este fim de semana passa pelo Grande Porto. Na sexta feira à noite, o trio ponta de lança da electrónica thomarense actua n' O Meu Mercedes É Maior Que O Teu e no sábado à tarde é a vez de a FNAC do Norteshopping, em Matosinhos, receber o espectáculo de som e imagem dos U-Clic.

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas: ,

|

Para além de Sami Koivikko [com Ballet Mecânico e Tra$h Converters] no Music Box, na próxima sexta há mais dois eventos muito recomendáveis em outras cidades portuguesas: Luomo [compatriota de Koivikko] na Casa das Artes de Famalicão e Tuxedomoon no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre. A Agenda vai para o Alentejo.

Etiquetas:

|

O finlandês Sami Koivikko [Shitkatapult, Festplatten, Spectral Sound] e as duplas Ballet Mecânico e Tra$h Converters constituem o cartaz da terceira edição das noites Minibox no Music Box [Cais do Sodré, em Lisboa].

[info] «Oriundo da cidade finlandesa de Tampere, Sami Koivikko é ao lado de Luomo, Sasse, Jussipekka e Pan Sonic, um dos nomes de referência do techno finlandês. Enquanto produtor surge em 2001 na editora Shitkatapult com a série tripla de maxis "Kut Pulatin", ao que se segue "Satamakatu" com o selo Festplatten – um conjunto de lançamentos recebido com entusiasmo pela crítica internacional e que rapidamente catapulta a sua carreira. Em 2003 o seu álbum de estreia - "Salmiakki" – garante-lhe um lugar entre os produtores mais prestigiados da cena mundial. No final de 2006 edita "Pääjääsä", agora pela norte-americana Spectral Sound, e o EP torna-se num club-hit instantâneo, figurando nas playlists de djs como Ritchie Hawtin, Anja Schneider, Michael Mayer ou Luciano

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|
| terça-feira, fevereiro 13, 2007

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|
| sábado, fevereiro 10, 2007

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas: ,

|
| quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|
| terça-feira, fevereiro 06, 2007

Está em fase final de preparação uma colectânea que reunirá temas dos vários projectos ligados à música electrónica com base na cidade de Tomar, ou a ela ligados por laços de amizade e familiariedade. A colectânea Thomar [edição da Thisco] reunirá 11 temas de outros tantos projectos musicais e virá "embrulhada" num trabalho gráfico desenvolvido pela empresa thomarense de design M104. Antalgic, Beeper, Kobolds, Monoboy, Peltzer, Stereoboy, TatsuMaki, Urb, U-Clic,[cujo álbum de estreia, Console Pupils, sai na próxima segunda feira] Waste Disposal Machine [cujo álbum de estreia, Interference, está previsto para este ano] e Zentex [que já dispensa apresentações por aqui] são os projectos que integram a colectânea Thomar.

Etiquetas: ,

|

De há algum tempo a esta parte tem vindo a verificar-se em Portugal uma saudável descentralização a nível de eventos e concertos de música electrónica e este princípio de ano parece confirmar essa tendência. A semana passada tivemos Thomas Brinkmann em Arcos de Valdevez [e também em Coimbra].
No próximo fim de semana [sábado 10] teremos o praticamente e lamentavelmente desconhecido em Portugal Fusiphorm [Foundsound / Unfoundsound Records, Sushitech Purple, Schieber e Plong!], que actuará no Caffé del Rio em Viana do Castelo [com Zentex e Vivax]. Na bagagem vem o EP Yourspace [inspirado no fenómeno MySpace].

Photobucket - Video and Image Hosting

No dia 16 de Fevereiro, a Casa das Artes de Famalicão recebe a actuação de Luomo [projecto de Sasu Ripatti a.k.a. Vladislav Delay]. Na bagagem, vem o álbum Paper Tigers.

Photobucket - Video and Image Hosting

No mesmo dia [sexta feira, 16], o Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre apresenta um concerto dos semi-míticos / semi-obscuros Tuxedomoon [Blaine Reininger: vozes, violino, guitarra e computador; Steven Brown: saxofones, clarinete e teclas; Luc Van Lieshout: trompete e harmónica; e Peter Principle: na guitarra e baixo]. Na bagagem vem o álbum Bardo Hotel Soundtrack.

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas: ,

|
| sábado, fevereiro 03, 2007

http://musica-digital.blogspot.com/2007/02/19-yuki-yaki.html

|