<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| sábado, setembro 30, 2006

O meu outro blog encontrou-o numa das suas navegações. Experimentou-o e recomendou-o à Agenda. Passamos a ter banda sonora graças ao finetune. Um brinquedo que ameaça tornar-se viciante...

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| sexta-feira, setembro 29, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| quinta-feira, setembro 28, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|

O Left comemora hoje o seu primeiro aniversário e a Agenda Electrónica não podia deixar de desejar os parabéns a um excelente espaço da noite lisboeta. Em dia de aniversário juntam-se à festa, a partir das 22h00, Disco Volante, Miss Dove, Mr. Mitsuhirato e Pan Sorbe.

Photobucket - Video and Image Hosting

No que resta da semana, passarão pela cabine do Left os Tra$h Converters [sexta feira] e Mr. Mitsuhirato [no sábado].

|
| quarta-feira, setembro 27, 2006

De 4 a 7 de Outubro decorre em Palmela mais uma edição dos Encontros de Música Experimental. Da programação destacam-se, naturalmente, os concertos. Assim, em Palmela será possível assistir a actuações de Micro Audio Waves, Harald Sack Ziegler [dia 4], Húmus, Murcof [dia 5], One Might Add, Oval [dia 6], Colleen e Naja Orchestra [dia 7].

Photobucket - Video and Image Hosting

Da programação deste festival dirigido por Vítor Joaquim, consta ainda uma conversa com António Jorge Gonçalves e instalações de Paulo Mendes, António Jorge Gonçalves, Edgar Santinhos, Hugo Garcia Louro e Vítor Joaquim.

|

Os Micro Audio Waves continuam a conquistar públicos além-fronteiras: no dia 7 de Outubro, o trio constituído por Cláudia, Carlos Morgado e Flak, actua em Bratislava [Eslováquia] e dois dias depois será a vez de Praga [República Checa] e o Move Festival conferirem a excelência das ondas sonoras do projecto português.
Antes disso, os Micro Audio Waves têm concertos agendados para o Monte da Caparica [29 de Setembro, Faculdade de Ciências e Tecnologia], Palmela [4 de Outubro, Encontros de Música Experimental] e Lisboa [5 de Outubro, Clube Mercado].

|

Clark|KENT lança um desafio a todos os interessados: fazer uma remistura do tema "02". Não há regras, limitações ou constragimentos de qualquer espécie. Se estiverem interessados em remisturar / reconstruir / desconstruir o tema em questão passem por aqui para saber todos os detalhes [nomeadamente, como obter as pistas do tema]. Atrevam-se.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| terça-feira, setembro 26, 2006

Começa hoje em Portalegre e decorre até ao próximo sábado o Games 2006, um grande evento dedicado aos vídeo-jogos organizado pela APROJE [Associação de Produtores de Jogos Electrónicos]. Para além de diversos eventos ligados à produção de vídeo-jogos, o Games 2006 tem também espaço para a música através de concertos e dj sets. Qwentin, NNY, U-Clic, d3ö, Lemur e The Poppers são as bandas que entre hoje a sexta feira actuam no âmbito do Games 2006.

|

A Connexion Bizarre apresenta na próxima quinta feira, no Bar Justine [Rua de Cedofeita, Porto], uma banda sonora para uma masmorra de bdsm [abreviatura para bondage, discipline & sado-masochism] com base em sonoridades electrónicas naturalmente escuras / obscuras. Atrevam-se... porque sim.

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| segunda-feira, setembro 25, 2006

Bodycode [a.k.a. Portable] vai actuar na noite Electroni/Tech de 14 de Outubro no Trampolim Bar de Torres Novas. Mais detalhes em breve.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

No próximo sábado a dupla thomarense BioniC [mais o seu cumplíce dos visuais Sardin] regressam ao Trampolim Bar [Torres Novas] onde retomam o conceito Electroni/Tech, desta vez em colaboração com a Thisco para um Samizdata Club. A partir das 23h00, Sci Fi Industries, Shhh... e M-Pex actuam ao vivo com imagens a cargo de L'Ego. No resto da noite os BioniC apresentam o seu anti-dj match com imagens a cargo de Sardin.

Photobucket - Video and Image Hosting

Sci Fi Industries é o projecto pessoal de Luís van Seixas, músico e produtor profissionalmente ligado à área do restauro, e um dos mais interessantes projectos electrónicos nascidos em território nacional. Sem recorrer aos quase omnipresentes computadores para produzir a sua música, van Seixas parte das suas raízes musicais [electro-industrial-goth] para a construção de elaboradas composições electrónicas suportadas em ritmos e batidas que remetem para as arritmias dos primórdios do drum'n'bass. Além de músico e produtor, van Seixas é ainda fundador, com Fernando Cerqueira [SPH, Ras.Al.Ghul, Ras.Asad], da Thisco, provavelmente a única editora portuguesa com espaço para a música electrónica.

Photobucket - Video and Image Hosting

Shhh... é Rui Bentes. A estranheza do nome prolonga-se para a música que Bentes tem vindo a produzir sob a designação Shhh... - batidas fortes, camadas de samples que se entrecruzam e interpenetram dando corpo a uma electrónica impossível de catalogar e de díficil digestão para ouvidos poucos habituados a trabalhos que recusam cair no óbvio e que rejeitam enfileirar com modas, mais ou menos, passageiras. Shhh... é actualmente, apenas e só, um dos melhores três ou quatro projectos electrónicos a actuar a partir de Portugal.

Photobucket - Video and Image Hosting

Imaginem o som cristalino de uma guitarra portuguesa. Imaginem um laptop a debitar ritmos electrónicos. M-PeX, projecto de Marco Miranda, é isso mesmo. Música electrónica com guitarra portuguesa. Ou talvez seja guitarra portuguesa com electrónica. Seja como for, M-PeX é dos mais refrescantes sons que se podem ouvir em Portugal actualmente. Marco Miranda aprendeu a tocar guitarra portuguesa com o seu avô e mais tarde a paixão pelas músicas electrónicas levaram-no a cruzar estilos musicais aparentemente inconciliáveis. Afinal é possível. O resultado não é fado, nem electrónica, nem apenas a soma dos dois - é algo mais: é algo de indefinível que nasce do casamento da tradição com a inovação.

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| domingo, setembro 24, 2006

A Variz e a Pulsar juntam mais uma vez forças e trazem a Portugal Sutekh, um dos nomes mais importantes a emergir da cena electrónica da costa oeste dos Estados Unidos. A actuação de Sutekh acontecerá na próxima quinta feira na Galeria ZdB numa noite que contará ainda com actuações do Ballet Mecânico de Nuno Bernardino e Jari Marjamaki e a dupla Tra$h Converters [Miguel Sá e Fernando Fadigas]. Esta é a primeira das mini-sessions organizadas em conjunto pela Variz e pela Pulsar.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info] «Seth Joshua Horvitz, nasceu em 1973 em Los Angeles, nos E.U.A. Em 1997 lançou o seu primeiro tema como Sutekh e desde então tem editado de forma consistente em editoras importantes como Soul Jazz, Leaf, M_nus, Backround, Force Inc. / Mille Plateaux, Orthlorng Musork, bem como na Context, editora que criou em 1999. A sua impressionante discografia inclui 4 álbuns, cerca de duas dezenas de eps, participações em compilações e várias remisturas [recentemente compiladas em "Born Again - Collected remixes 1999-2005"].
Através da manipulação e abuso de computadores, samplers, sintetizadores, vários instrumentos acústicos e found sounds, Horvitz cria música diversa, do house e techno minimais a densas e dissonantes colagens noise. Actualmente a residir em San Francisco, Sutekh tem actuado ao vivo em contextos tão diferentes como festivais, museus e clubes em mais de 20 países espalhados por quatro continentes. Pela qualidade, originalidade e diversidade da sua obra, Sutekh é frequentemente apontado como uma figura de referência da música electrónica.»

|
| sexta-feira, setembro 22, 2006

|
| terça-feira, setembro 19, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| segunda-feira, setembro 18, 2006

Transmiter [amanhã], Clube Fórum Sons [quarta feira], Leftovers vs. Somebodyleft [quinta feira], Pan Sorbe [sexta feira] e Miss Dove [sábado] dão música ao Left durante os próximos dias.

|

O Clube Mercado [Lisboa] recebe durante esta semana actuações ao vivo de Tora Tora Big Band [quinta feira], Cacique' 97 + Tchakare Kanyembe [sexta feira] e X-Wife e If Lucy Fell [sábado].
Señor Pelota + Mário Valente [quinta feira], Ka§par + Gonçalo Siopa [sexta feira] e Ricardo Manaia + Mr.Cheeks [sábado] ajudam às festas com os seus dj sets.

|

O duo Tsuki vai actuar no Lounge [Cais do Sodré, Lisboa] na próxima quinta feira a partir das 23h30 [com entrada livre], uma boa oportunidade para conferir ao vivo os temas deste interessante projecto nacional.

[info] «Ricardo Costa [Polar, Mush] e José Lencastre [The Most Wanted, Cacique 97] são a dupla que compõe os Tsuki, projecto e conceito electrónico que absorve as formas estéticas da improvisação experimental, misturando instrumentos de circuit bend [desenhados e produzidos pela banda], saxofone, vozes e todo o tipo de instrumentos analógicos.»

Photobucket - Video and Image Hosting

Durante esta semana passam ainda pelo Lounge Cpt. Iglo [amanhã], M. Sá [quarta feira], Internal Sync [sexta feira] e Mário Valente com Mr. Mitsuhirato [sábado].

|
| quarta-feira, setembro 13, 2006

A bracarense Imaginando alarga o seu âmbito de acção e lança-se na produção / programação de plugins VST o Delay Line v0.3, sobre o qual podem ficar a saber mais aqui e o qual podem descarregar aqui.

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| terça-feira, setembro 12, 2006

Sexta feira e sábado próximos, a Galeria ZdB [Lisboa, Bairro Alto] e Passos Manuel [Porto, na rua com o mesmo nome], respectivamente, recebem o evento Loop Pool no qual participam Nova Huta [projecto de Gunther Reznicek, artista sediado em Hamburgo], Bandidos Desesperados e Tra$h Converters. Uma colaboração da Variz com Raum für Projecktion.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info] «A dupla de artistas de Colónia Graw Böckler [Raum für Projektion] criou o projecto Loop Pool convidando uma série de realizadores de curtas-metragens e de clips de música, vjs e artistas que trabalham com vídeo, a produzirem um video loop. O resultado: 50 loops, por 55 artistas, de vários pontos do globo. Loops narrativos, documentais, hipnóticos, animados, misteriosos, minimais, decorativos, críticos, subversivos, hip, tristes, achados, artísticos, tecnozóides, desenhados, fotografados, mudos, barulhentos e muito mais, entre 6 frames e 10 minutos de duração. Todos duram para sempre. Os loops são musicados ao vivo por músicos e djs.
Loop Pool teve a sua estreia no 51º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen 2005 e foi já apresentado em Roterdão, Hamburgo, Colónia, Paris, Kaiserslautern, Vienna e Buenos Aires.
A apresentação contará com o lançamento em Portugal do DVD que acompanha o projecto, publicado numa parceria entre Raum für Projektion e o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen

Photobucket - Video and Image Hosting
[Nova Huta]

|
| sexta-feira, setembro 08, 2006

|
| quinta-feira, setembro 07, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| quarta-feira, setembro 06, 2006

Durante o mês de Maio, este blog promoveu o evento itenerante Let's Get Physical no qual participaram vários nomes emergentes da electrónica nacional. Um desses nomes foi Clark|KENT, um dos vários projectos de Fernando Fonseca [Katsumoto, b1-66ER], que apresentou uma performance site specific no Trampolim Bar de Torres Novas. Para esse espectáculo único, Fonseca / Clark|KENT passou alguns dias em Torres Novas e Tomar recolhendo imagens e sons que depois manipulou durante a sua actuação. Desta performance vai resultar um DVD, a ser lançado em Janeiro próximo, com o material sonoro e visual aí apresentado / manipulado. ".::.:::.::" será o título desse DVD [que por enquanto tem a designação provisória de "TH06"].
Entretanto, podem ouvir a actuação de Clark|KENT em Torres Novas aqui.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

A dupla thomarense BioniC regressa a Leiria para mais um anti-dj match no Abadia, um dos mais interessantes da noite local.

Etiquetas:

|

http://musica-digital.blogspot.com/2006/09/6-thinner.html

|
| terça-feira, setembro 05, 2006

Etiquetas:

|
| segunda-feira, setembro 04, 2006

O Lux recebe na próxima quinta feira Matias Aguayo, o chileno radicado na Alemanha que se notabilizou ao lado de Dirk Leyers nos fugazes Closer Musik [autores de um único álbum, o apaixonante "After Love"]. Na bagagem Aguayo traz o excelente álbum editado em 2005 pela Kompakt "Are You Really Lost" e por companhia Roccness.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

No último sábado deste mês, as noites Electroni/Tech, dinamizadas pela dupla tomarense BioniC, regressam ao Trampolim Bar [Torres Novas] em colaboração com a editora Thisco para apresentarem mais uma edição do Samizdata Club. Nessa ocasião, será possível assistir a actuações de Sci-Fi Industries vs. Shhh... e M-PeX [live acts], L'Ego [vídeo-projecção], BioniC [anti-dj match] e Sardin [vjing]. A 30 de Setembro, a partir das 23h00 a electrónica regressa ao Trampolim.

Etiquetas:

|

A Hum! é uma associação cultural criada em Tomar por um conjunto de músicos e artistas plásticos e multimédia que visa a dinamização de actividades culturais, especialmente no âmbito musical e multimédia. Os seus primeiros eventos estão já agendados. Assim, de 15 a 17 de Novembro irá decorrer em Tomar um workshop, leccionado por Kim Cascone, sobre conteúdos emergentes e sistemas de colaboração baseados num Algoritmo Genético Simples e que resultará numa peça sonora que será apresentada no dia 18 no Cine-Teatro Paraíso em Tomar. Também no dia 18, e aproveitando a presença de Cascone em Tomar, este apresentará uma performance pessoal no mesmo local.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info] «Kim Cascone tem uma já uma larga história no que concerne ao seu envolvimento com a música electrónica: recebeu a sua formação académica em música electrónica no Berkeley College of Music no princípio dos anos 70 e, em 1976, continuo os seus estudos com Dana McCurdy na New School em Nova Iorque. Nos anos 80, depois de se ter mudado para S. Francisco e ter ganho experiência como técnico de áudio, Cascone trabalhou com David Lynch como assistente do editor musical para as série Twin Peaks e para o filme Wild at Heart. Em 1991 Cascone deixou a indústria cinematográfica para concentrar todos os seus esforços no selo musical Silent Records, que tinha fundado em 1986, transformando-o no mais importante selo discográfico electrónico independente dos Estados Unidos. No auge to sucesso da Silent Records, Cascone vende a mesma e vai trabalhar para a Headspace, empresa do conceituado Thomas Dolby, como sound desginer e compositor. Passado dois anos Cascone muda para a empresa Staccato Systems onde assume a posição de director de conteúdos onde supervisiona o sound design, usando algortimos de síntese, para video jogos.
Desde 1984, Kim Cascone tem mais de 30 albums editados e conta no seu currículo com gravações ou performances com artistas tais como Merzbow, Keith Rowe, Tony Conrad, Scanner, Johh Tilbury e Pauline Oliveros, entre outros.
Cascone foi um dos co-fundadores da mailing list .microsound que tem por objectivo a discussão da estética da música digital e da performance com laptops e já contribuíu com artigos para o Computer Music Journal [MIT Press], Artbyte Magazine, Contemporary Music Review, Soundcultures e Parachute Journal bem como numerosos artigos publicados um pouco por toda a Internet.
Com trabalhos apresentados, entre muitos outros, em alguns dos mais importantes museus e festivais do mundo [Tate Modern, MoMA, Leeds Film Festival, Radar, Observatori, Experimenta, Vancouver New Music Festival] Kim Cascone é, além de performer, um investigador e académico que continua a surpreender quer pelos conceitos quer pelos processos que usa para passar a todos os interessados os seus conhecimentos.»

Informações e inscrições em http://hum.edicaodeautor.org/

Etiquetas:

|

A Agenda Electrónica regressa à actividade depois de umas semanas desligada da rede e regista com agrado que a cidade de Tomar / Thomar [re]começa a dar sinais de vida electrónica [no que a realizações diz respeito]. Nos próximos meses estão previstos diversos eventos a decorrer por cá, ou a decorrer em outros locais mas dinamizados pela comunidade electrónica local. Apesar da falta de espaços adequados - e do subaproveitamento de alguns espaços - a vontade de dinamizar a cidade existe e pode ser que algumas mentes se abram e entendam a cidade e o século em que vivem.
Mantenham-se atentos.

Photobucket - Video and Image Hosting

Etiquetas:

|