<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| sábado, julho 29, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| sexta-feira, julho 28, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| segunda-feira, julho 24, 2006

Tiga, Vitalic, Michael Mayer, TrenteMoller feat Dj T.O.M., Booka Shade e Alexander Kowalski feat Khan são algumas das principais atracções do Anti-Pop Music Festival que vai acontecer em Viana do Castelo nos dias 13 e 14 de Agosto.

|
| quarta-feira, julho 19, 2006

TAM, o projecto do produtor e dj João Santos, actua no próximo sábado no Pátio do Sol da Fábrica da Pólvora em Barcarena [arredores de Lisboa] a partir das 23h00. Na mesma noite haverá ainda espaço para dj sets de M. Sá [Variz] e Pedro Quintais.

[info]
«TAM funciona como um alter-ego de João Santos, produtor/dj de música electrónica sediado no Porto. Autodidacta de formação começou por abordar as possibilidades oferecidas pela electrónica e pelo digital para concretizar as suas ideias, ou seja: construir melodias abstractas, tendo como base os sons dos instrumentos analógicos; sendo estes posteriormente retrabalhados digitalmente. Embora a influência de compositores como Erik Satie e Arvo Part seja notória, o trabalho de TAM pode relacionar-se também com o minimalismo digital contemporâneo de Taylor Deupree e Alva Noto.
O EP de Tam editado recentemente na etiqueta portuguesa Variz é o exemplo perfeito destas considerações: Há um cariz quase cinemático nas composições, a música procura narrar algo sem recorrer às palavras, procura a paisagem, a melancolia, a dispersão. O som apresentado pode catalogar-se como ambient, ou experimental, ou pode ainda ser entendido como uma simples canção.»

|

Coden é um porjecto do produtor Nuno Correia e do designer e ilustrador André Carrilho que acaba de editar o álbum Heat Seeker, no qual electrónica, jazz e dub se cruzam com formas de expressão artística não musicais, nomeadamente a audiovisual.
Para promover este lançamento Coden programou uma série de espectáculos [concertos e dj sets] em diversos espaços. Assim, Coden passará pelo Lux [Lisboa, logo à noite, também com participações de M. Sá da Variz e Video Jack], FNAC Santa Catarina e Maus Hábitos [Porto, respectivamente às 18h30 e à noite], FNAC Almada [27 de Julho, às 21h00] e FNAC Chiado [Lisboa, 30 de Julho, às 18h00].

[info]
«Coden é um projecto musical criado por Nuno Correia em 2000, que explora as possibilidades criativas e de comunicação potenciadas pela tecnologia. Nessa exploração é procurado o cruzamento entre diferentes estilos musicais e formas de expressão artística, tentando expandir as fronteiras da música. Tem diversas participações em compilações nacionais de música electrónica.
Heat Seeker é o nome do primeiro CD de Coden, uma colecção de 11 temas que procuram novas conjugações da música electrónica com o jazz e o dub, em intersecção com a imagem. Alguns desses temas [gravados ao vivo] contam com a participação do trompetista Johannes Krieger [Tora Tora Big Band] e de percussionistas [Semente]. O CD é acompanhado por um DVD, com 11 videoclips da autoria dos Video Jack. Esses videoclips são compostos por animações originais de André Carrilho, articuladas através de software desenvolvido especificamente para o efeito [por Nuno Correia].
Heat Seeker surgiu a partir da descoberta da seguinte fórmula: 13.9%*Kraftwerk + 12.6%*Brian Eno + 12.2%*electrónica contemporânea do norte da Europa + 11.2%*Lee Scratch Perry + 10.4%*Miles eléctrico + 9.9%*Sonic Youth + 6.5%*noite + 5.4%*BD da Fantagraphics + 5.0%*cinema francês + 4.1%*animação japonesa + 3.8%*John Maeda + 2.7%*Portugal + 2.3%*Finlândia»

|
| terça-feira, julho 18, 2006

Na próxima sexta feira, volta a haver música electrónica na noite tomarense. A dupla BioniC "ocupa" o Duplex [à beira rio] para uma noite de electrónicas variadas a partir das 24h00. Em princípio, esta será a primeira de uma série de noites mensais a acontecer naquele espaço nocturno de Tomar.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Na próxima quinta os tomarenses U-Clic estarão em Paris para actuar no Festival The Dead Sexy & The City, a ter lugar a partir de amanhã à noite no clube Flèche d'Or. Até sábado, Paris estará sob o signo de um festival que se inspira no electro-punk e na no wave e por onde passarão, além dos U-Clic, os também portugueses X-Wife e DJ Kitten.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Sábado, 22 de Julho, Recloose actua em Lisboa no Clube Mercado, numa noite que contará ainda com a participação do Lisboa Rhythm Combo [Ricardo Manaia, Jalex, Milton Gulli & Marisa Gulli]. Na bagagem, Recloose traz o álbum Hiatus on the Horizon.

[info]
«Na primavera de 1997, Matthew Chicoine a.k.a. Recloose, estabeleceu contacto com o pioneiro do techno Carl Craig entregando lhe a sua demo tape dentro de uma sandes. A imaginação de Recloose nesta iniciativa levou a que fosse quase imediatamente convidado pela editora Planet E iniciando assim uma carreira promissora na indústria da música. As raízes musicais de Recloose englobam 8 anos a estudar música e a tocar saxofone de jazz, desviando posteriormente o seu foco para a arte de misturar, cortar e acabar vinil enquanto estudava no colégio Ann Arbor em Michigan. Os seus dj sets eclécticos, escutados pela primeira vez na rádio do colégio levaram Recloose a ser muito requisitado, tendo tocado em discotecas e festivais em todo o mundo. Tendo actuado como como turntablist para a orquestra Innerzone e o mais esotérico Uri Caine, as actividades de Recloose sempre foram bastante diversificados. Esta liberalização sónica em conjunto com viagens trans-globais fornecem a Recloose uma biblioteca impressionante de conhecimento musical para com que trabalhar. Desde o encontro oportuno com Carl Craig, Recloose tem-se evidenciado como um elemento fulcral da cena de musica de Detroit, os últimos 7 anos viram inúmeros êxitos de 12", um mix CD para a editora belga Eskimo e uma variedade de remisturas para artistas como Herbert, Tei Towa, MJ Cole e Clara Hill. Estando constantemente em movimento, Recloose editou o seu 1º álbum Cardiology pela Planet E / !K7 em 2002 com enorme sucesso. Actualmente a morar na Nova Zelândia descobriu inspiração para editar o seu 2º álbum Hiatus on the Horizon, um álbum que inclui instrumentos ao vivo, vocais soul e vários artistas talentosos em colaboração. É uma fusão pouco comum do seu tempo passado em Detroit e as novas tendências da Nova Zelândia.»

|

[ctrl c + ctrl p]
«Christiaan Virant e Zhang Jian, são os criadores da Buddha Machine. Juntos formam os FM3 e esta máquina é o seu projecto mais recente tornando-se numa das edições mais requisitadas ou se quisermos tomar isto de outra forma, num dos discos mais requisitados dos últimos tempos. Com base em Beijing, este duo transforma os tradicionais sons da cultura budista em peças sonoras manipuladas por processos digitais usando o computador como ferramenta. Raros são os projectos que reúnem de forma tão unânime os entusiastas da audição, da produção sonora e os amantes dos gadgets – música, objecto, imagem. Este concerto vai mostrar as aplicações que tal objecto pode proporcionar mas mais importante ainda, da evolução que pode tomar. Made in Hong Kong, plástico mas saudável. O retrocesso do digital para o analógico com a caixa de música ou um passo em frente para uma nova estrutura musical. O advento do re-invento.»
Sábado e domingo [22 e 23 de Julho] em Lisboa, na Galeria ZdB, e no Porto, no Passos Manuel.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info: Matéria Prima]

|

Já é praticamente uma tradição da Agenda Electrónica: à medida que avançamos pelo Verão a frequência de postagem vai-se reduzindo [e há-de mesmo descer até ao grau zero algures em Agosto]. Este ano, para piorar, um desastre informático caseiro impossibilitou a actualização do blog.
Problema [parcialmente] resolvido.

{Entretanto este blog caminha para as 40 mil visitas...}

|

| quinta-feira, julho 13, 2006

b1-66ER é um dos vários projectos de Fernando Fonseca [Katsumoto, Clark|KENT, Torsion], produtor e dj multifacetado já com uma apreciável carreira na área da música electrónica.
b1-66ER terá em breve um disco editado através da Mindstrike / Impossible Records e no MySpace [http://www.myspace.com/dmnb166er] já é possível ouvir um pouco [o tema Questions] do que será esse álbum. Entretanto, na netradio Shinebox roda Verge, outro tema de b1-66ER a ser incluido nesse disco.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

18 de Setembro é a data anunciada para a edição do aguardado álbum de estreia dos tomarenses u-clic [através da Norte-Sul]. Console Pupils será antecedido do single Robot'n'Roll [anteriormente incluido no ep de estreia do trio] para promoção radiofónica. Antes disso, e ainda durante o mês de Julho, os u-clic regressam a Paris para actuar no festival Dead Sexy & The City organizado pelo clube La Flèche d'Or.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| quarta-feira, julho 12, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| terça-feira, julho 11, 2006

O sul-africano Alan Abrahams apresenta na próxima sexta feira, no Clube Mercado em Lisboa, o álbum The Conservation of Electric Charge do seu projecto Body Code [editado na Spectral Sound / Ghostly Records]. Os Tra$h Converters [Variz] ajudam à festa.

Photobucket - Video and Image Hosting

[info]
«Residente em Lisboa, Abrahams viveu em Londres desde 1997 a 2006, editou para selos como a Context e a Background Records antes de fundar a sua própria etiqueta, a Süd Electronic. Resultantes de uma graciosa fusão de ritmos tribais com a mais moderna sensibilidade micro-house, os seus álbuns como Portable na Background e ~Scape foram aclamados unânimemente pela crítica internacional. É um apreciado músico ao vivo - esteve com Akufen no Fabric [ao qual regressará em Agosto ao lado de Carl Craig], com Sutekh em várias cidades dos Estados Unidos e na festa dos vinte anos da The Wire em Paris. Em digressão, quando se apresentava num clube, Abrahams era compelido a procurar um som apropriado para esse ambiente. Assim, o projecto Bodycode acaba por nascer dessa mesma necessidade. Orientado para as pistas de dança, o seu primeiro trabalho "The Conservation of Electrical Charge" prova que através do corpo é possível expandir a mente. Body Code aka Portable é um notável perito na tarefa de nos fazer dançar, junta melodias subtis a arranjos ritmicos cativantes que permanecem na nossa cabeça muito tempo depois de a pista de dança fechar.»

|

Booka Shade [Walter Merziger e Arno Kammermeier] e M.A.N.D.Y. [Patrick Bodmer e Philipp Jung], dois projectos da Get Physical, vão estar na próxima quinta feira no Lux.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

O mesmo local recebe na sexta feira uma actuação de Le Petit ORB [os grandes Alex Paterson e Thomas Fehlmann], ocasião única para ver ao vivo dois dos mais influentes nomes do panorama electrónico mundial.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| sexta-feira, julho 07, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| quinta-feira, julho 06, 2006

No sábado, no Triplex, na Avenida da Boavista. No Porto, claro. Com Nuno Coelho.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

Nota: a noite X - X agendada para a passada quarta feira no Era Uma Vez No Porto foi adiada para a quarta feira da próxima semana.

|
| terça-feira, julho 04, 2006

Chill out, breaks, idm e electrónica variada constam do menu da noite X - X a acontecer amanhã à noite no Era Uma Vez No Porto [Rua do Passeio Alegre, 550]. No sábado, o mesmo espaço acolhe mais uma sessão Bodypop na qual o destaque irá para sonoridades synthpop, electropop, idm-pop e porn-pop. Duas noites com a chancela Connexion Bizarre.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

No Agreement Soundsystem [amanhã á noite], Glam Slam Dance com Senor Pelota e Mário Valente [quinta feira], Loosers ao vivo mais dj sets a cargo de Discount DJ's, ie, Pan Sorbe e J:K [sexta feira] são os destaques no Clube Mercado para esta semana.

|

... deixo aqui um fantástico vídeo. De um tema igualmente fantástico, de uma banda injustamente esquecida / ignorada. Quem se lembra?

|

Algo de estranho se passa com o meu photobucket... Por algum estranho motivo, as imagens ali alojadas não abrem...

|

A Thisco está a comemorar cinco anos de existência e no próximo sábado há festa n'O Lado Negro [em Almada], festa que assinala igualmente o lançamento oficial da colectânea The Shock of This Light, um duplo CD que inclui 27 faixas de outros tantos projectos da melhor electrónica nacional, juntando projectos já com créditos firmados no panorama electrónico com nomes emergentes num trabalho que vem comprovar, se mais provas fossem necessárias, o muito bom momento que a cena electrónica nacional tem vindo a conhecer. Cena electrónica essa que, aliás, continua a desenvolver-se em termos de novos projectos e valores. Faltam ainda, e cada vez mais, espaços e inciativas que dêm a visibilidade que muitos já demonstram merecer pela validade e qualidade e qualidade do seu trabalho.

Photobucket - Video and Image Hosting

Outros trabalhos recentemente editados pela Thisco:
KK Null - Kosmo Incognita, uma edição limitada a 200 cópias do projecto "solitário" de Kazuyuki Kishino que se revelou ao mundo, so to speak, nos Zéni Geva e que ao longo da sua já longa carreira tem colaborado com alguns dos mais destacados músicos / artistas experimentais do panorama internacional [como Z'ev, Jon Rose, Keiji Haino, Zbigniew Karkowski, Jim O'Rourke, Fred Frith ou John Zorn, para citar apenas os mais sonantes].
Shhh... - Shhh..., longa duração do projecto de Rui Bentes, que progressivamente se afirma como um dos mais válidos produtores da electrónica de cariz experimental a operar a partir de Portugal.
Spies under Von Magnet Influence - Shape your Shade, trabalho que inclui quatro temas de Holeg Spies em colaboração com os Von Magnet. Edição limitada a 200 cópias.

Na calha estão mais um punhado de prometedoras edições [Novembro, TatsuMaki / Devhour / City of Industry, Slow Soldier, Samuel Jerónimo e Phil Von dos Von Magnet, por exemplo].

Os nossos parabéns, portanto, à Thisco pelos cinco anos de persistência e, principalmente, pelo trabalho desenvolvido.

Photobucket - Video and Image Hosting

|