<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| quarta-feira, maio 31, 2006

Os amigos U-Clic não param. No próximo sábado actuam em São Pedro de Moel no Bambi Café. Entretanto, a banda tem já pronto o álbum, cuja edição deverá acontecer nos próximos meses, e o seu segundo vídeo-clip. Até ao fim do mês a banda de Tomar, ainda há-de actuar no Lounge em Lisboa e no Entroncamento.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Amanhã à noite, o praticamente lendário trio ESG actua no Lux. Se tudo correr bem, será uma oportunidade única de perceber, em directo, porque é que este trio é tão recorrentemente apontado como uma influência em tantos projectos e sonoridades actuais.

Photobucket - Video and Image Hosting

Munk, Derrick May, DJ Shadow, Trevor Jackson ou Michael Mayer são alguns dos nomes que vão procurar aquecer as noites do Lux durante o mês de Junho.

|

Os Xiu Xiu estão de regresso a Leiria para um concerto integrado no Fade IN Festival, misto de festival e mostra de música com base em Leiria, na próxima sexta feira no Teatro Miguel Franco. Na bagagem, o duo constituido por Caralee McElroy e Jamie Stewart traz o álbum La Foret [Acuarela Discos]. Antes dos Xiu Xiu, sobe ao palco o projecto português The All Star Project.

Photobucket - Video and Image Hosting

Depois dos concertos, a festa desloca-se para o Cinema Paraíso [restaurante e bar localizado no centro histórico de Leiria, onde haverá uma sessão de autógrafos ao som da música escolhida por Pedro Miguel] e, mais tarde, para a Alibi Disco Club [com sons a cargo de DJ Marionetten].

|

De hoje até sábado, o LEFT [no Largo Vitorino Damásio, mesmo por trás da 24 de Julho] oferece vários excelentes pretextos para não ficar em casa: hoje há a noite Refresh Yourself com DJ Master Soul; amanhã a Test Tube [uma das mais proeminentes netlabels portuguesas, ligada à Monocromática] apresenta um showcase com as participações de Phoebus [live act] e Bruno Barros [dj set]; sexta à noite Manuel Calapez apresenta Lisbon Muscle; e no sábado há retroelecrofunkdiscokitsch com Disco Volante.

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting

|
| terça-feira, maio 30, 2006





|
| segunda-feira, maio 29, 2006

Um mês de viagem pelo mundo físico. Seis cidades, seis espaços nocturnos. Sete projectos da melhor electrónica nacional - Antalgic, Beeper, Clark|KENT, TatsuMaki, U-Clic, Urb e VortexSoundTech - mais a dupla de anti-dj's BioniC e mais o dj Yari. Muitos quilómetros percorridos, muitas horas de música, bastantes de dança, várias noites mal dormidas e a ocasional ressaca. Um pretexto: assinalar com algo mais do que um mero post três anos de existência regular deste blog, que começou por ser porta voz de das ideias e iniciativas de colectivo e que se transformou num espaço pessoal de divulgação da música electrónica.
Depois de um mês "no mundo", o que fica desta viagem? Para além dos contactos estabelecidos, das pessoas fantásticas que conheci, das ideias partilhadas, das noitadas, dos emails e números de telefone trocados, de alguns equívocos , das cumplicidades estabelecidas, fica o fundamental: a Música. A Música com "M" maiúsculo, como deve ser.
A viagem "ao mundo" terminou no sábado passado no Trampolim Bar em Torres Novas e já não tenho palavras para o que se passou. Apenas uma: obrigado.
A Agenda Electrónica, entretanto, continua no local do costume. Agora, provavelmente menos minha do que há um mês atrás.

Photobucket - Video and Image Hosting

Mais imagens da última das noites que assinalaram o aniversário deste blog em Agenda Electrónica gets physical! e no MySpace.

|
| sexta-feira, maio 26, 2006

Ontem à noite, o LEFT recebeu a Agenda Electrónica e respectivos convidados - Antalgic e Yari - para mais uma noite de comemoração do terceiro aniversário deste blog.
O acolhimento dos responsáveis por aquele espaço lisboeta foi nada menos que excelente, que tudo fizeram para que todos os intervenientes neste evento se sentissem em casa [um exemplo que outros locais talvez devessem seguir...].
A noite iniciou-se com a habitual viagem por alguns nomes que contribuiram para a expansão da música electrónica, seguindo-se mais uma notável actuação dos Antalgic. Começando numa toada mais calma que vai evoluindo para batidas mais fortes. Os ritmos e melodias que saem das máquinas destes operadores são contagiantes e o apelo à dança é cada vez mais irresitível. Depois foi a vez de Yari tomar conta da [muito boa] cabine de dj para uma curta mas muito eficaz sessão, com o finlandês [português...] a mostrar porque é um dos melhores djs a actuar a partir de Portugal.

Photobucket - Video and Image Hosting

Mais imagens desta noite poderão ser encontradas em Agenda Electrónica gets physical e no MySpace.

.../...

Amanhã, concluimos a viagem ao mundo real com uma [longa] noite no Trampolim Bar em Torres Novas com Antalgic, Urb, Beeper, Clark|KENT e BioniC.

|

Photobucket - Video and Image Hosting

«A Merzbau juntamente com a Fonoteca Municipal de Lisboa apresentam o primeiro Encontro de Netlabels, a acontecer nos dias 26 e 27 de Maio pelas 21h30 com entrada livre. Com o intuito de dar a conhecer um pouco mais esta realidade das netlabels a Merzbau convidou as netlabels com ligações a Portugal a exporem o seu trabalho na Fonoteca. Infelizmente não podemos contar com a presença de todas as que se encontram em actividade mas iremos contar com as actuações de Sam Pull [Yellow Bop Records] e Aenedra [Enough Records] no dia 26, e Frango [Test Tube] e Goodbye Toulouse [Merzbau], dia 27. Fica no entanto a sugestão para que visitem as restantes e que tomem assim contacto com o seu trabalho. Já sabem, a música é livre, de preconceitos e taxas adicionais.»

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|

De Agenda Electrónica. Ainda um bébé.

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, maio 25, 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Image hosting by Photobucket

Playground, o que foi

Uma vez por mês, 4 djs, 3 espaços nocturnos. Estes foram os alicerces da criação de uma ideia a que se decidiu chamar Playground. Com a intenção de animar a noite de Tomar, um grupo de pessoas ligadas ao universo da música iniciaram um projecto que se propunha a trazer para a noite de Tomar um conceito de diversão, entretenimento, arte e multimédia baseado nas novas correntes de música electrónica. Uma vez por mês, o Playground propunha uma noite diferente em que três espaços nocturnos eram animados por conceitos musicais e visuais pouco comuns na noite tomarense. Sem a pretensão de serem didácticas, as noites Playground assumiam uma postura de novidade, tentando trazer para a cidade hábitos de "percurso noctívago", envolvendo três espaços com a postura de cumplicidade necessária para a noite acontecer. Assim, o Café Paraíso, o Bar Casablanca e a Discoteca Index transformavam-se uma vez por mês no Club Playground, onde as novas correntes electrónicas assumiam protagonismo.

Image hosting by Photobucket

Playground, onde foi

Tomar [Café Paraíso, Bar Casablanca, Discoteca Index] e Beja [BejAlternativa]

Image hosting by Photobucket

Playground, quando foi

De Dezembro de 2002 a Julho de 2003 [mais uma edição especial em Dezembro de 2003]

Image hosting by Photobucket

Playground, quem foi

Luís Salgado [a.k.a. Stereoboy; ex-Simplex The Boozman, ex-Table of Random Numbers, actualmente está nos U-Clic], Filipe Confraria [ex-Simplex The Boozman, ex-Table of Random Numbers, actualmente está U-Clic], Paulo Bastos [ex-Table of Random Numbers, actualmente integra a dupla BioniC] e João Gonçalves [ex-ZuKunft, ex-Dell'Irium, actualmente está nos Waste Disposal Machine e integra a dupla BioniC; editor do blog Agenda Electrónica].

Image hosting by Photobucket

Playground, quem colaborou
Girls on Goma, Andor Violeta, Patrícia Caveiro, Cristina Miguel, Tó Carvalho & Nuno Correia, verodesign e S Design

Image hosting by Photobucket

|

Provavelmente poucos saberão que a Agenda Electrónica começou por ser o "orgão oficial" do Club Playground, evento que durante alguns meses dinamizou e transformou as noites de Tomar. Com o fim desse projecto de animação nocturna, este blog acabaria por se transformar num blog [pessoal] aberto à divulgação da música electrónica em geral, especialmente [mas não exclusivamente] de projectos e eventos da, entretanto bem mais efervescente, cena electrónica portuguesa.
Faz amanhã, sexta feira, três anos que isto começou.

* Título roubado a um grupo [neo-zelandês, creio] chamado Split Enz

|
| quarta-feira, maio 24, 2006

Post absolutamente irrelevante e sem qualquer relação com os assuntos que normalmente por aqui passam.
Mas... havia necessidade, Leticia?

|

No sábado à noite o projecto que reune Pedro Oliveira, Paulo Abelho e João Eleutério actua no Clube Mercado, em Lisboa. Esta actuação dos Cindy Kat terá por base o álbum homónimo de estreia do trio.
Ricardo Manaia e Senor Pelota fazem as despesas do resto da noite [em formato dj set, naturalmente].

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Sci Fi Industries [Thisco] e unDJ GoldenShower actuam no próximo sábado em Leiria, no Cinema Paraíso [restaurante que se transforma em bar, perto do Terreiro], num evento em que será igualmente feito o lançamento do [anti] romance Lucrécia de Rafael Dionísio. Na ocasião, os interessados poderão ainda adquirir edições da Chilli Com Carne e da Thisco [as promotoras do evento].

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Amanhã à noite, o duo dinâmico que dá pelo nome de Tra$h Converters actua na inauguração do espaço lisboeta da Galeria Graça Brandão [Rua dos Caetanos, no Bairro Alto, em frente ao Conservatório Nacional]. A exposição inaugural Constelações Afectivas II é comissariada por Paulo Reis e inclui trabalhos dos artistas que a galeria representa, incluindo obras do brasileiro Nelson Leirner e do português Alexandre Estrela que recentemente passaram a trabalhar com a Graça Brandão.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

LEFT [Lisboa]
Quinta feira|25|Maio|2006
ANTALGIC [live act]
YARI [dj set]
Agenda Electrónica [sound selection]

---/...

TRAMPOLIM BAR [Torres Novas]
Sábado|27|Maio|2006
ANTALGIC + URB + BEEPER + Clark|KENT [live acts]
BIONIC [anti dj match]
Agenda Electrónica [sound selection]

---/...

O blog Agenda Electrónica assinala, durante o mês de Maio, três anos de existência com uma incursão ao mundo real que já o levou a Braga [Insólito], Porto [Espaço Artes Múltiplas], Tomar [Duplex] e Alcobaça [Clinic]. Nesta viagem a Agenda Electrónica tem vindo a ser acompanhada por nomes como Antalgic [de Coimbra], U-Clic, Urb, Beeper, Bionic [todos de Tomar], TatsuMaki e VortexSoundTech [ambos de Braga].
Esta semana, a Agenda Electrónica continua a sua viagem na próxima quinta feira com passagem pelo LEFT, um dos espaços cada vez mais obrigatórios da noite lisboeta, viagem que termina no sábado no Trampolim Bar, espaço nocturno de Torres Novas que é já um dos locais que em Portugal mais aposta em inovadores projectos musicais na área da música electrónica.

Photobucket - Video and Image Hosting

Ao LEFT a Agenda Electrónica leva como convidados especiais os Antalgic, projecto oriundo de Coimbra que se tem vindo a afirmar como uma das mais válidas propostas dançantes nacionais, e Yari, o finlandês mais português do mundo que, além do seu trabalho como produtor musical e animador de eventos, é apenas um dos melhores disc-jockeys a operar a partir de Portugal.

Photobucket - Video and Image Hosting

Ao Trampolim Bar a Agenda Electrónica leva como convidados os live acts de Antalgic, Urb, Beeper e Clark|KENT e o anti-dj match de BioniC para a noite que encerra este ciclo de seis eventos em seis diferentes cidades portuguesas.

|
| terça-feira, maio 23, 2006

Pela terceira semana consecutiva, o LEFT [em Lisboa] recebe a Noite Modular de Sei Miguel e respectivos acompanhantes. A melhor música contemporânea num dos espaços obrigatórios da noite lisboeta.

Photobucket - Video and Image Hosting

Já agora, o adianto que o LEFT - onde a Agenda Electrónica estará na próxima quinta feira com os Antalgic e Yari - também já se rendeu ao MySpace. Podem visitá-lo aqui.

|

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

|

[copy+paste]

«Estão confirmadas as datas do Festival MUSA para a edição deste ano - dias 30 de Junho e 1 de Julho. Este ano, a 8ª edição do MUSA, além do habitual objectivo de promoção a bandas em início de carreira, vai associar-se à maior campanha social a nível internacional conhecida por Global Call to Action Against Poverty representada em Portugal pela plataforma Pobreza Zero. Ajuda a construir a maior moldura humana vestida de branco num festival de música em Portugal.
Até dia 2 de Junho, as bandas interessadas em participar na 8ª edição do Festival MUSA, devem enviar as suas maquetas - com pelo menos 4 músicas - em formato CD, para Rua General Norton de Matos, 131, 2775-132 Parede - aconselhamos a leitura do regulamento. Mais informações em: www.festivalmusa.org

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| segunda-feira, maio 22, 2006

Na passada sexta feira a Agenda Electrónica passou por Alcobaça em excelente companhia. U-Clic, Urb, Beeper e BioniC asseguravam, à partida, uma grande noite e assim aconteceu. Apesar de alguma falta de divulgação local, o Clinic acabou por ficar relativamente bem composto [graças essencialmente à presença massiva de pessoas que viajaram propositadamente de Tomar e Lisboa].
A noite começou com uma selecção musical a cargo da Agenda que viajou pelo tempo e por alguns nomes que ajudaram à consolidação de vários sub géneros da música electrónica [de Kraftwerk a Laurie Anderson ou Massive Attack passando por Anne Clark, Richard D. James a.k.a. Aphex Twin ou Future Sound of London].
A primeira actuação da noite esteve a cargo do "arquitecto sonoro" Beeper que mostrou mais uma vez mais porque é um dos mais interessantes produtores em actividade em Portugal, com recurso a sons, ritmos e ambientes versáteis que se conjugam inteligentemente.
Seguiu-se Urb, alter-ego para a exploração electrónica do músico e produtor Miguel Urbano, e já começa a ser difícil tecer mais elogios a alguém que já merece mais atenção no meio musical português. Depois de na passada semana [Duplex, Tomar] ter estreado alguns temas novos, na sexta feira, Urb ofereceu-nos mais um excelente tema novo quase a fechar o seu set [que terminou com uma verdadeira bomba rítmica com uma poderosa linha de baixo].
Antes dos U-Clic a Agenda Electrónica voltou à selecção musical e, surpreendentemente [ou não, para quem me conhece...], em vez de electrónica circulámos por algum rock. Os U-Clic subiram ao palco do Clinic, uma sala que se mostrou pequena para tanto talento. Os U-Clic, como os mais atentos já perceberam, são actualmente uma das melhores bandas nacionais e não se entende o que anda a indústria discográfica nacional a fazer. A conjugação de som e imagem operada pelo trio sediado em Tomar é de uma qualidade e profissionalismo irrepreensíveis e o poder das suas canções é contagioso.
O fecho da quarta noite que assinala o terceiro aniversário deste blog ficou a cargou de metade da dupla BioniC que conduziu os presentes para territórios do electro-techno e afins.

Photobucket - Video and Image Hosting

[Este cartaz NÃO é da responsabilidade da Agenda Electrónica - o Clinic optou por manter a sua "linha gráfica"]

Mais imagens desta noite poderão ser encontradas em Agenda Electrónica get physical e no MySpace.

.../...

Na próxima quinta feira seguimos para o LEFT em Lisboa, com os Antalgic e Yari, e no sábado acabamos a nossa viagem no Trampolim Bar de Torres Novas, com Antalgic, Urb, Beeper, Clark|KENT e BioniC.

|
| sexta-feira, maio 19, 2006

De partida para Alcobaça [ver post abaixo] para a quarta noite que assinala o aniversário deste blog, deixo aqui os flyers das últimas duas noites da Agenda Electrónica. Always getting physical!

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Hoje à noite...

... Agenda Electrónica gets physical with:

Photobucket - Video and Image Hosting
U-Clic

Photobucket - Video and Image Hosting
Urb

Photobucket - Video and Image Hosting
Beeper

Photobucket - Video and Image Hosting
BioniC

@ Alcobaça
Photobucket - Video and Image Hosting

|
| quarta-feira, maio 17, 2006

A Sonic tem vários nomes de peso agendados para as próximas duas semanas. Na sexta feira, o Op Art recebe as actuações dos alemães Alexander Kowalski e Julietta, numa noite em que Expander e Hugo Santana vão também ajudar à festa. No dia seguinte, Kowalski segue para o Indústria do Porto na companhia de Expander e Julietta viaja até à Vademecvm de Vigo. Ainda no sábado, Nelson Flip [da Sonic] actua no Op Art.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Na próxima semana, o grande destaque vai as actuações de Kiki [da
Bpitchcontrol] que actua na Via Latina em Coimbra [sexta feira, 26] e no Indústria no Porto [sábado, 27].
Entretanto, sabe-se já o alinhamento das noites Sonic Fresh deste ano [que têm lugar nos dias 2 e 3 de Junho em Lisboa - no Op Art - e no Porto - CBC Beach Club e Indústria]: Superpitcher, Sleeparchive, Lee Van Dowski, Billy Dalessandro, Expander, Nelson Flip feat. Yellow, Manu e Freshkitos são os artistas que vão animar muitas horas de calor dançante.

...

Notas finais para as actuações de Theo Parrish e Mathew Johnson [amanhã à noite] e da dupla Tiefschwarz [de amanhã a uma semana] no Lux em Santa Apolónia.

|

U-Clic

Este trio sediado em Tomar é, há longos meses, apontado uma das maiores esperanças da música em Portugal e tem pronto para edição o seu álbum de estreia, Console Pupils. Invulgarmente melódicos e ritmados, confundem ao princípio o espectador, pela bizarra utilização da forma e da cor. O balanço vem logo a seguir, sem perder a razão. Os seus concertos ajudam a materializar o conceito de reunião do orgânico, do analógico e do digital. Filipe Confraria, Luís Salgado e Gonçalo Figueiredo são os três manipuladores que a partir de sintetizadores analógicos, laptops e guitarras produzem o que de melhor o casamento do rock com a electrónica pode oferecer. Ao vivo, fatos brancos servem de tela. Projecções vídeo ilustram nos corpos, integralmente vestidos de branco, e na tela os sons mecânicos, mas quentes, dos U-Clic. Like, Unfashionautic Superstars, Ici in Disneyland ou Robot'n'Roll são alguns dos temas que têm conquistado plateias um pouco por todo o país [e até Paris já também provou o sabor deste cocktail explosivo].
Ruído, punk e electrónica com sabor a pop. Robot'n'roll!

Photobucket - Video and Image Hosting

...

Web
http://www.u-clic.com

...

Os U-Clic vai acompanhar os eventos Agenda Electrónica em Alcobaça [Clinic, 19 de Maio]

|
| terça-feira, maio 16, 2006

Sexta feira, 19 de Maio, 23h00
Clinic [Alcobaça]
U-Clic [concerto]
Urb [live act]
Beeper [live act]
BioniC [anti dj match]

Photobucket - Video and Image Hosting

Depois das bem sucedidas três primeiras noites Agenda Electrónica em Braga, Porto e Tomar, na próxima sexta feira seguimos para Alcobaça e aterramos no Clinic na companhia de vários amigos e "familiares".
Os U-Clic apresentarão o seu original conceito de rock electrónico num concerto onde música e imagem se fundem para criar um todo coerente e funcional. Urb levará à sala de Alcobaça a sua electrónica cada vez mais madura. Beeper apresentará a sua arquitectura sonora. A dupla BioniC cruzará discos e sonoridades em ambiente de festa.

|

Dia 20 de Abril, o Abadia em Leiria recebe a dupla Alga [Vivax e Visual_Basiq, dj e vj respectivamente] para uma sessão de música e imagens em movimento com uma forte componente orgânica.

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| segunda-feira, maio 15, 2006

A terceira noite das noites que assinalam o terceiro aniversário deste blog decorreu em Tomar e o Duplex encheu para assistir às actuações de Urb e Beeper.
A partir da meia noite, a selecção musical percorreu as últimas três décadas da música electrónica numa viagem que se prolongou até à primeira actuação noite [decidida pelo tradicional método de "moeda ao ar"...] a cargo do músico e produtor tomarense Urb, que estreou alguns temas novíssimos que se encaixam perfeitamente no trabalho já desevolvido por Miguel Urbano [o homem por trás do projecto Urb].
Depois de Urb, foi a vez de Beeper mostrar porque é também um produtor a ter em consideração nas contas da electrónica nacional. Apresentando um set mais calmo que o de Urb, Beeper passeou-se pelos ambientes e sonoridades que lhe são características e terminou, como já é habitual, com o excelente Amália, um tema em que a grande voz de Amália Rodrigues regressa à vida envolta em sons electrónicos.
O resto da noite ficou a cargo de metade da dupla de [anti] djs tomarense BioniC cujo set andou pelas sonoridades electro-techno e techno minimal.
Esta noite, perdoe-se-nos a imodéstia, demonstrou ainda, e uma vez mais, que a cidade de Tomar tem talento e público atento e que a aposta na inovação e em alternativas de qualidade são rentáveis. Mais espaços houvesse, e menos entraves fossem criados. e talvez esta cidade pudesse aspirar a outro tipo de protagonismo a nível das sonoridades electrónicas.
Mais imagens da terceira noite Agenda Electrónica em Agenda Electrónica gets physical e no MySpace.

Photobucket - Video and Image Hosting

Na próxima sexta feira passamos pelo Clinic de Alcobaça com U-Clic, Urb, Beeper e BioniC.

Photobucket - Video and Image Hosting

|