<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| sexta-feira, abril 28, 2006

Quem por aqui passa, já deverá saber que Maio é mês Agenda Electrónica.
Ao longo de várias semanas a Agenda Electrónica vai transformar-se num evento itenerante que irá passar por alguns dos mais interessantes espaços nocturnos de 6 cidades portuguesas na companhia de vários - e variados - projectos da música electrónica produzida em Portugal: Antalgic, Beeper, BioniC, TatsuMaki, Urb, U-Clic e Yari.
Insólito [Braga], Espaço Artes Múltiplas [Porto], Duplex Coffee Bar [Tomar], Clinic [Alcobaça], Left Café Bar [Lisboa] e Trampolim Bar [Torres Novas] são os locais que acolhem a Agenda Electrónica [formato "physical"] para seis eventos que assinalam os três anos de existência deste blog.
Estão todos convidados para a[s] festa[s].

|

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, abril 27, 2006

Já por aqui se adiantou que em Maio a Agenda Electrónica vai andar "por aí", isto é, em parceria com alguns dos mais interessantes projectos da electrónica nacional e alguns dos mais interessantes espaços nocturnos portugueses vamos levar a seis cidades uma versão física deste blog.
Antalgic, Beeper, BioniC, TatsuMaki, Urb, U-Clic e Yari são, para já, os nomes que se associam à Agenda para seis eventos que terão lugar em Braga [5 de Maio, Insólito Bar], Porto [6 de Maio, Espaço Artes Múltiplas], Tomar [13 de Maio, Duplex Coffee Bar], Alcobaça [19 de Maio, Clinic], Lisboa [25 de Maio, Left Café Bar] e Torres Novas [27 de Maio, Trampolim Bar].

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| quarta-feira, abril 26, 2006

Os practicamente míticos Clan of Xymox actuam no Hard Club [Vila Nova de Gaia] no próximo sábado numa produção da SoundFactory e com a primeira parte a cargo dos portugueses Phantom Vision.

Photobucket - Video and Image Hosting

Na sexta feira, na Casa Agrícola [Rua do Bom Sucesso, Porto] haverá um encontro aberto ao público que contará com a presença dos músicos dos Clan of Xymox. Após os concertos no Hard Club, a festa transfere-se para o outro lado do rio [discoteca Swing, na Boavista] para mais uma Sinergy Night.

Photobucket - Video and Image Hosting

|

Após várias edições no Lounge, a Noite CD-R transfere-se na próxima semana para o Left Café Bar [Largo Vitorino Damásio, em Santos]. Assim, no dia 3 [como sempre, a primeira quarta feira do mês] os produtores que desejem ouvir o seu som fora do quarto, só terão que deslocar-se ao Left e aí entregar o seu material.

Photobucket - Video and Image Hosting

|
| segunda-feira, abril 24, 2006

Image hosting by Photobucket

|

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, abril 20, 2006

À manhã à noite em Tomar e no sábado em Braga. Tudo pela "família electro-musical t[h]omarense"...



|
| quarta-feira, abril 19, 2006

Manuel Calapez [o promotor das Noites CD-R no Lounge] vai andar ocupado durante o fim de semana que se avizinha: na sexta feira vai estar no Lounge Bar e no sábado passa pelo Sabotage [tudo em Lisboa] para duas sessões de djing. Na segunda data, Calapez conta com a "ajuda" de DJ Nixon.

Image hosting by Photobucket

P.S.: a propósito de Manuel Calapez, e em particular das "suas" Noites CD-R, o leitor Nuno Pinto deixou uma dúvida em comentário alguns posts abaixo. Respondi à sua questão na mesma caixa de comentários mas acrescento que para participar nas Noites CD-R tem mesmo que se deslocar ao Lounge e entregar o seu material em mão.

|

Amanhã à noite, Kitos [Imaginando.net] vai estar no Insólito em Braga e na sexta feira há drum'n'bass no Bunker [também em Braga] pelas mãos de Mr. Feelgood, Kitos e LPX num evento promovido pela bracarense Imaginando.

|

O trio transnacional de electro-glam-punk Mediatic Slaves estreia-se no Lounge, em Lisboa no próximo sábado à noite. A banda de Suspiria Franklyn, Synthétique e pode ser ouvida no James JacketMySpace aqui.

Image hosting by Photobucket

|

Image hosting by Photobucket

|
| terça-feira, abril 18, 2006

Basicamente é um ataque da família electro-musical t[h]omarense e respectivos parentes à cidade dos arcebispos... Estou lá.

Image hosting by Photobucket

|

[Depois de algumas semanas de silêncio, a Agenda volta hoje a ter banda sonora. Tal silêncio deveu-se a erros e incompatiilidades entre o castpost e o template da Agenda que foram, espero, entretanto resolvidos. Regresso com M-Pex que não chegou a completar a sua semana de castposting por aqui.]

---

M-PeX é um projecto de música electrónica da responsabilidade de Marco Miranda, que surgiu e tem vindo a desenvolver-se como resultado de diversas experiências realizadas ao nível de diferentes sonoridades e estilos musicais – fado, chill out, ambient, dub, broken beat, drum’n’bass e jungle - sendo as influências musicais diversas – Amon Tobin, Squarepusher, Clifford Gilberto, Aphex Twin, μ - Zik, Kid606, Carlos Paredes, etc.

«Há cerca de 6 anos atrás um amigo músico disponibilizou-me o programa FruityLoops e comecei a compor uns loops por brincadeira. Depois comecei a sequenciar esses loops e surgiram algumas músicas com sonoridades e ambientes diversos. Ao mesmo tempo fui assistindo às diversas metamorfoses e melhoramentos do FruityLoops, que hoje considero possuir uma qualidade bastante boa, mantendo desde sempre a sua componente user-friendly.»

A música de M-PeX traduz-se na utilização dum computador portátil e de uma guitarra Portuguesa para criar de ambientes pouco usuais na cena musical nacional, misturando estéticas sonoras tão díspares como o fado, dub, broken beat e drum'n'bass.

Às quintas feiras podem ouvir um dj set da autoria de M-PeX na Rádio Interna do IST inteiramente dedicado aos sons abstract / experimental / broken beat / ragga / drum’n’bass / jungle revelando alguns temas originais e projectos nacionais – e tentando dar a conhecer algumas sonoridades que dominaram e dominam a cena electrónica.



Powered by Castpost

|
| segunda-feira, abril 17, 2006

Para quem se interessa pelo movimento das netlabels: «MUP [vzw] is a belgian non-profit organisation, based in Leuven. Our goal is to promote worldwide based netlabels and the music they offer under the Creative Commons [CC] license. We also promote other creative work that is linked directly to netlabels, and encourage people to participate creatively in the 'Netlabelism!' project.»

|

Na próxima sexta feira a melhor música electrónica regressa às noites de Tomar pela mão da dupla BioniC. A partir das 23h00, o Duplex Coffee Bar, junto ao rio Nabão, acolhe as sonoridades mais actuais da música electrónica, especialmente nas suas vertentes mais dançáveis. Para que a noite de Tomar se mexa...

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, abril 13, 2006

No próximo sábado, Katsumoto, um dos projectos do produtor português Fernando Fonseca, é a atração principal da terceira sessão Electroni/Tech no Trampolim Bar de Torres Novas dinamizada pela dupla de [anti-]djs tomarenses BioniC. A partir das 23h00, mais uma noite de viagem pelas mais excitantes tendênciais da música electrónica contemporânea.

Image hosting by Photobucket

...

Info:

Após ter lançado sobre os pseudónimos Roland Fiege / Nanospeed / Spacetank os albums Kopernicus, Membram Tracks 1-4 e Membram Tracks 5-8 pelo selo alemão Shitkatapult, Fernando Fonseca começou a explorar os caminhos do minimal puro lançando pela selo alemão Source-Code o longa duração molo domo moto. A este projecto decidiu chamar Katsumoto, baseado na lenda de um samurai que se torna em um senhor de guerra, continuando assim, uma lógica muito pessoal nos nomes que coloca nos projectos em que está envolvido [Clark|KENT, Torsion e b1-66ER].
Após o lançamento de molo domo moto, Katusmoto começou a ser convidado para actuar quer como live-act quer como dj em várias salas de Berlim [as já lendárias Tresor ou Maria]. Actuando ao lado de artistas como Frank Martiniq, Yen Elek, Kero, Ellen Alien ou Lontano em clubes, quer na Alemanha quer em países como Holanda, Espanha e Suiça. Entretanto, este produtor portugês mudou-se para Barcelona onde o seu som foi ouvido no Sonar de 2004 e 2005 bem como em festivais como Sonde Monde und Sterne, FIB ou Electrosplash. Em Espanha Katsumoto assegurou várias residências, que ainda mantêm [Bar Zentraus em Barcelona ou Club Bigórnia em Valência].
Image hosting by Photobucket
Motivos familiares ditaram o regresso de Fernando Fonseca a Lisboa, no ano de 2006, continuando a preparar o novo album a sair pela selo alemão Source-Code em Junho, e realizando quer live-acts quer sessões de dj.
O som de Katsumoto não se consegue definir em termos simples pois o som continua a evoluír à medida que as diversas influências diárias entram no mundo do produtor tendo-lhe Phillipe Petit, do selo bip-hop, chamado de "um mimimal que é electro e um electro que é minimal". As suas sessões de dj são marcadas pelo uso do seu inseparável laptop, um uso cuidado de loops e efeitos e por sonoridades que podem à partida ser estranhas ao público mas que cativa facilmente.

...

BioniC é a designação que dois tomarenses adoptaram para o seu projecto de [anti]DJing e que funciona intermitentemente há alguns anos. Ambos com experiência musical em diversos projectos [João: ex-ZuKunft, ex-Dell'Irium e actualmente nos Waste Disposal Machine; Paulo: ex-Table of Random Numbers], estes dois tomarenses começaram a sua actividade como djs no seio do colectivo Playground que em 2002 e 2003 animou vários espaços de Tomar [Café Paraíso, Bar Casablanca e Discoteca Índex], introduzindo na época um novo e conceito de dinamização nocturna na cidade.
Em 2004, a dupla BioniC começou a animar algumas noites no Trampolim Bar em Torres Novas e no último trimestre desse ano o duo criou as noites hellectro-crash! que ao longo de 10 meses se afirmaram como um espaço alternativo ao conformismo instalado e de divulgação das mais actuais propostas no espectro da música electrónica nacional e internacional, aliando actuações ao vivo [live acts e concertos] a dj-sets e vj-sets [sessões de manipulação de vídeo em tempo real].
Para 2006, os BioniC propõem o conceito Electroni/Tech, uma noite cuja primeira edição aconteceu Janeiro e que continua a apostar em actuações ao vivo, dj sets e vj-sets. Nas anteriores edições os BioniC tiveram como convidados TatsuMaki e Strip [de Järi, cujo projecto Zentex tem vindo a crescer internacionalmente, e João Tiago Barra].

|
| quarta-feira, abril 12, 2006

Os excelentes Spektrum regressam a Portugal para dois concertos. O primeiro acontece já hoje à noite no Mau Mau [Porto] e amanhã o grupo repete a dose no Lux [Lisboa], local onde se estrearam ao vivo em Portugal com um concerto magnífico por alturas da edição de Enter The Spektrum, o seu álbum de estreia.

Image hosting by Photobucket

|

Image hosting by Photobucket

|

Image hosting by Photobucket

|
| terça-feira, abril 11, 2006

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

|
| segunda-feira, abril 10, 2006

Image hosting by Photobucket

|
| domingo, abril 09, 2006

Maplin Synthesisers [1973]

Image hosting by Photobucket
Maplin 3800

Image hosting by Photobucket
Maplin 5600

|
| quinta-feira, abril 06, 2006

Já há programa para a edição de 2006 do Sònar, a realizar como sempre em Barcelona. Alva Noto com Ryuchi Sakamoto, Chic com Nile Rodgers, Goldfrapp, Herbert com Dani Siciliano, The Infadels, Isolée, Liars, Miss Kittin, Modeselektor, Nightmares on Wax, um duelo entre Ritchie Hawtin e Ricardo Villalobos, The MFA e Tiga são alguns dos motivos de interesse daquela que continua a ser a mais importante manifestação de música e multimédia do mundo.

Image hosting by Photobucket

Destaque ainda para vários showcases que terão lugar durante os três dias que dura o
Sónar [15 a 17 de Junho]: Capsule, Combination, Hefty, Intr-Version, Kindred Spirits, Mosz, Musicxport, Plop, Schematic, Spectral Sound, Static Caravan e ~Scape.
Este ano, finalmente, lá estaremos.

|
| quarta-feira, abril 05, 2006

Já não devia ser preciso relembrar que as primeiras quartas do mês são no Lounge [Lisboa] dedicadas aos produtores que por aí se "escondem". É a Noite CD-R. Logo, à noite por supuesto.

|

No anos 70 havia uma revista de música electrónica chamada Synapse que agora re-aparece em formato digital. Não se trata de um regresso à actividade mas da reposição online dos números publicados em papel nos anos 70. Descobri-a aqui. A revista pode ser consultada aqui.

Image hosting by Photobucket

|

O sul-africano, agora radicado em Portugal, Portable [Alan Abrahams] e a dupla Tra$h Converters vão estar na próxima sexta feira em Leiria. A partir da 22h00, M. Sá e Fadigaz, ou seja os Tra$h Converters, vão estar no Abadia Bar e a partir das 02h00 a dupla que lidera a Variz junta-se a Portable no Fish.

Image hosting by Photobucket

|
| terça-feira, abril 04, 2006

Image hosting by Photobucket

|
| domingo, abril 02, 2006

Roland [1972]

Image hosting by Photobucket
SH1000

Image hosting by Photobucket
SH3a

|
| sábado, abril 01, 2006

Eingang Nach Draußen do duo Das Kraftfuttermischwerk [Ronny e Nico] é o mais recente álbum da Thinner, disponível para download gratuito há já alguns dias. Trata-se, na descrição da editora, de uma viagem atmosférica por sons downbeat e dub.
Da Autplate, netlabel gémea da Thinner, podem descarregar Tiefe Berge do sound designer Emil Klotzsch, um álbum feito a partir de uma viagem às Highlands da Escócia e dos sons [field recordings] recolhidos por Klotzsch durante essa viagem.

Ficheiros sonoros:
Image hosting by Photobucket
Das Kraftfutermischwerk - Elbufer [Eingan Nach Drußen, thn085]

Image hosting by Photobucket
Emil Klotzsch - sctld47:17 [Tiefe Berge, APL036]

|

Dataman: Schere [Clever Music]
Pheek: A Remedy (4 All) [Clever Music]
Takeshi Nakamura: Quiet Life [MiMi]
Spunk A Nancy: £6.66 [MiMi]
Strip: Mixed Pleasures Made Me Special
Raganova: Dilino [Clever Music]
Troy Pierce: Chalitas Lip Gloss [Textone]
Kareem & Ludwig Coenen: Kick Buddies [Pentagonik]
Fax: Dubvious [Filtro]
Emmerichk: Frandalanke [Filtro]
Subnor: Common [Filtro]
Nulleins: Another Day [Thinner]
Sr. Replicante: Ruidos - original [Sinergy Networks]
Gilo: Nascer de Novo [MiMi]
Ludwig Coenen: Jiggy Grain [Pentagonik]
Itaru Kawai: Bell [MiMi]
Navarro: Organon1 [realaudio]
PS: 332_051230 [MiMi]
RSP: Moods [Sinergy Networks]
A.C. Project: Dark Noise [Textone]
I.T.B.A.: Into the Blue Abyss [You Are Not Stealing Records]
Worriedaboutsatan: Labcoats [You Are Not Stealing Records]
Transmitters: Count Your Blessings # 1 [You Are Not Stealing Records]
Slipper: Last Train [You Are Not Stealing Records]

|