<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| sexta-feira, março 31, 2006

A mais nipónica das netlabels lusas, a MiMi Records, tem há alguns dias disponível a sua edição número 52 - o EP Shell/Esura/Dispel de PS [a.k.a. Filipe Cruz, que dirige a primeira netlabel portuguesa - a Enough Records]. São seis temas de "dark ambient glitch microsound" produzidos em computador.

Ficheiro sonoro:

Image hosting by Photobucket

PS - 332_051230 [Shell/Esura/Dispel, Mi052]

---

De Espanha [Barcelona], via Sinergy Networks, chega-nos um trabalho de RSP, versátil produtor e dj polaco que se lança no mundo das netlabels com Nastroje, um álbum ao longo do qual RSP se espraia por vários ambientes electrónicos.

Ficheiro sonoro:

Image hosting by Photobucket

RSP - Moods [Nastroje, sn034]

---

A alemã Textone, após um longa pausa no capítulo das edições, regressa ao activo com o EP Projections de A.C. Project, produtor italiano que apresenta aqui sete temas de techno minimal e ambientes negros.

Ficheiro sonoro:

Image hosting by Photobucket

A.C. Project - Dark Noise [Projections, txtn032]

---

Regressamos a Portugal com quatro edições da activa You Are Not Stealing Records [a netlabel com o melhor nome do mundo, dizemos nós]: It Rain... I Wonder de I.T.B.A., Worriedaboutsatan do projecto com o mesmo nome, Count Your Blessings [1987 - 89] de Transmitters e Attack of the Killer Lobsters de Slipper.

Ficheiros sonoros:

Image hosting by PhotobucketImage hosting by Photobucket
Image hosting by PhotobucketImage hosting by Photobucket

I.T.B.A. - Into the Blue Abyss [It Rain... I Wonder, YANSR # 12]
Worriedaboutsatan - Labcoats [Worriedaboutsatan, YANSR # 13]
Transmitters - Count Your Blessings # 1 [Count Your Blessings, YANSR # 14]
Slipper - Last Train [Attack of the Killer Lobster, YANSR#15]

|
| quinta-feira, março 30, 2006

Image hosting by Photobucket

|
| terça-feira, março 28, 2006

De 1 a 3 de Abril, realiza-se no Porto - em vários locais - o Festival Trama, uma iniciativa "com fronteiras pouco definidas" cujo "ponto comum assenta na criação artística ou na relação entre a performance e a música [...] tomando a própria cidade como palco." A organização pretende "criar um dinamismo que envolve não só o público alvo mas também todos aqueles que, por uma razão ou outra, ainda estão distantes das artes performativas."
Goodiepal, António Jorge Gonçalves, Mieskuoro Huutajat, e Mike Patton com Rob Swift e Total Eclipse são alguns dos nomes no cartaz desta excelente desculpa para um fim de semana no Porto.

Image hosting by Photobucket

Informações detalhadas e programa completo no site do festival - aqui.

|

Sex. 5: Insólito - TatsuMaki + Antalgic [live acts] *

Sáb. 6: Espaço Artes Múltiplas - VortexSoundTech + Antalgic [live acts] *

Sáb. 13: Duplex Coffee Bar - Urb&Beeper [live act] *

Sex. 19: Clinic - u-clic [concerto de apresentação do álbum Console Pupils] + Urb&Beeper [live act] *

Qui. 25: Left Café Bar - Antalgic [live act] + Yari [dj set] *

Sáb. 27: Trampolim Bar - Antalgic + Urb&Beeper [live acts] + BioniC [dj set] **


* Em todas estas estas datas haverá selecção musical a cargo da Agenda Electrónica
** Em colaboração com as noites Electroni/Tech da dupla BioniC

|

... os electro-rockers u-clic e X-Wife vão actuar em Paris na próxima quinta feira no clube La Flèche d'Or num evento organizado pelos The Dead Sexy [La Flèche d'Or and The Dead Sexy Party]. A ocupação de Paris pelas "tropas" portuguesas continua...

Image hosting by Photobucket

|

Os "nossos" Micro Audio Waves trouxeram de Paris dois Qwartz Awards: melhor álbum e melhor videoclip. Nas categorias em que venceram, os Micro Audio Waves tinham concorrência de peso: Vitalic, Murcof, Modeselektor, The Books, High Tone [melhor álbum], Funkstorung, Murcof, Vista La Vie e Ch. District [melhor videoclip].
Os nossos sentidos parabéns.

Image hosting by Photobucket

[Fica-lhes muito o quartzo, não fica?]

|
| domingo, março 26, 2006

Em Maio este blog assinala três anos de existência com uma incursão ao "mundo real" e ao longo desse mês a Agenda Electrónica transforma-se num evento que passará por diversas cidades, associando-se a diferentes espaços nocturnos e vários produtores / djs nacionais para apresentar uma espécie de versão física do blog. Antalgic, Beeper, BioniC, TatsuMaki, Urb, u-clic, VortexSoundTech, e Yari são os nomes que aceitaram colaborar nestes eventos da Agenda Electrónica que irão passar pelo Insólito em Braga, Espaço Artes Múltiplas no Porto, Duplex Coffee Bar em Tomar, Clinic em Alcobaça, Left Café Bar em Lisboa e Trampolim Bar em Torres Novas.

|

Con Brio ADS 200

Image hosting by Photobucket

|
| sábado, março 25, 2006

Insólito -- Espaço Artes Múltiplas -- Duplex Coffee Bar -- Clinic -- Left Café Bar -- Trampolim Bar

|
| sexta-feira, março 24, 2006

--> Braga --> Porto --> Tomar --> Alcobaça --> Lisboa --> Torres Novas

---

Em Maio...

|

Image hosting by Photobucket

|

Antes de uma viagem relâmpago a Paris para um concerto [dia 30], os tomarenses u-clic actuam amanhã à noite na Póvoa de Varzim [Plastic].

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, março 23, 2006

Beeper
BioniC
TatsuMaki
u-clic
Urb
VortexSoundTech
Yari

---

Em Maio...

|
| quarta-feira, março 22, 2006

physical [BODY], adjective - connected with the body: physical exercise / fitness / strength / disabilities
---
physical, noun [C] [UK ALSO medical] - an examination of a person's body by a doctor in order to discover if that person is healthy, sometimes done before a person can be accepted for a particular job
---
physical [REAL], adjective - relating to things you can see or touch, or relating to the laws of nature: the physical world
---

Em Maio...

|

No próximo sábado o Hard Club e a Swing recebem mais uma noite Synergy na qual participarão os projectos Nuklear Dawn [Portugal], Amduscia [México] e God Module [Estados Unidos]. A partir das 21h00 em Vila Nova de Gaia [Hard Club] e a partir das 02h00 no Porto [Swing]. Como sempre, uma produção da portuense SoundFactory.

Image hosting by Photobucket

|

| terça-feira, março 21, 2006

Image hosting by Photobucket


Em Maio...




---
[Imagem roubada de um website qualquer - a informação é livre!]

|

Image hosting by Photobucket

BODY CODE Natural da Africa do Sul e actualmente a viver em Lisboa, Alan Abrahams tem vindo a chamar a atenção ultimamente, os seus albuns como Portable na Background e ~Scape foram aclamados quase unânimemente em quase todo o mundo, pela graciosa fusão entre ritmos tribais e a moderna sensibilidade micro-house. Quando se encontrava em tour e tocava num club, Abrahams era compelido procurar um som apropriado para esse ambiente, o projecto Body Code nasce assim dessa necessidade. Orientado para as pistas de dança, o seu primeiro trabalho The Conservation of Electrical Charge, a editar pela Spectral Sound / Ghostly em Junho, ajuda a provar que através do corpo é possível expandir o espírito. Body Code aka Portable é um notável perito na tarefa de nos fazer dançar, junta melodias subtis a arranjos ritmicos cativantes que permanecem na nossa cabeça muito tempo depois de a pista fechar.

ZENTEX é um dos alter-egos do produtor / dj finlandês Jari Marjamäki. Nascido em Turku, Finlândia, Jari mudou-se para Lisboa no princípio dos anos 90, cidade onde continua a viver. A sua carreira musical iniciou-se nos anos 90 quando o seu interesse no fervilhante cena da música electrónica o levou a adquirir algum equipamento electrónico. Algum tempo depois foi convidado para coloaborar com dois projectos musicais [Imago e XL] como programador e produtor, tornando-se depois membro permanente de ambas as formações. Rapidamente alargou o seu leque de colaborações, chegando a colaborar com meia dúzia de projectos musicais [modus operandi que ainda hoje mantém]. Como resultado destas colaborações, Jari manteve sempre o contacto com uma grande variedade de estilos musicais que lhe deram uma vasta experiência e uma sensibilidade próprias para a produção musical. Em 2001, Jari criou o pseudónimo Zentex para designar um projecto musical centrado na electrónica minimal / techno minimal, deep microhouse, algum electro e ocasionais momentos ambientais. Graças à sua já vasta experiência, não foi difícil transofrmar o projecto Zentex num live act completo. Jari é ainda um dos fundadores da Pulsar, o conhecido colectivo sediado em Lisboa que tem sido responsável pela organização de alguns dos mais vibrantes eventos em Portugal. Actualmente Jari desdobra-se pelos seus vários projectos, seja enquanto dj [DJ Yari] seja enquanto produtor [Zentex, Strip, PeakPong, 3 Wyze Men, Ballet Mecânico], para além de ser o responsável pela dinamização das noites da Pulsar e de organizar sessões de música electrónica improvisada.

BALLET MECÂNICO nasce no início de 2001 enquanto programa semanal na Rádio Oxigénio, em Lisboa, com a declarada intenção de promover as correntes mais marginais, ditas alternativas, da música electrónica. Pouco depois a dupla composta por Nuno Bernardino e Jari Marjamaki [aka DJ Yari / Zentex] começa a ser convidada para actuar nalguns bares e discotecas da cidade. Cerca de 20 meses após a primeira transmissão, o Ballet Mecânico cessa a sua actividade radialista, mas continua a apresentar-se enquanto duo de djs em Lisboa - onde actua regularmente - em Aveiro, em Leiria e no Porto. Têm participado em inúmeros eventos e festivais como o Finnfest, Semana da Internet [Festival Número], Maio na Europa, Festival em_Trânsito [Goethe Institute], Tour de Cologne e Festival Imago, ao lado de nomes como Thomas Brinkmann, TBA, Antalgic, Producers, Micro Audio Waves, Raum Für Projektion, Tim Elzer a.k.a. DJ [na:me] e Tra$h Converters. Apresentam sets enérgicos assentes no click house e no tecno minimal com ocasionais incursões por outros géneros de electrónica.

TRA$h CONVERTERS representa a faceta lúdica da editora Variz. M.Sá e Fadigaz são dois dos rostos mais antigos na divulgação da música electrónica em Portugal, através da editora/produtora Variz, do projecto Producers e dos Tra$h Converters - aqui reciclam o passado à luz do presente, indicando o futuro - com insólitos dj sets electro-noise-techno-pop-acid-house.

|

[Apesar do tempo muito pouco primaveril]

Image hosting by Photobucket

|
| segunda-feira, março 20, 2006

Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by PhotobucketImage hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

|

Um tal de Lancelot du Lac colocou um link a apontar para aqui num fórum jugoslavo [Demokratska Omladina]... Não percebi, mas agradeço. Acho.

|

Devido aos problemas que no final da última semana atingiram este blog - e cuja origem ainda não percebi - o serviço de castposting está, temporariamente suspenso. No entanto, os interessados poderão ouvir todos os temas que já por aqui foram colocados [e mais alguns que surgiram em outro blog] seguindo este link: http://agendaelectronica.castpost.com/.

|
| domingo, março 19, 2006

A realaudio regressou à actividade com uma edição especial. Trata-se de Organon Reinterpretations, oito remisturas para Organon de Holger Flinsch realizadas por diferentes artistas ligados a esta netlabel: Kazoo, Fernando Lagreca, rktic, Marko Fürstenberg, Digitalis, Thoma Jadelmark, Two Em e Navarro. Oito reinterpretações, oito ambientes feitos de inventiva elegância. Para escutar o futuro.

Ficheiro sonoro:

Image hosting by Photobucket

Navarro: Organon1 [Organon Reinterpretations, raam010]

|

EMS synthesisers [1969]

Image hosting by Photobucket
VCS3 / Putney

Image hosting by Photobucket
VCS3 / Portabella

|
| sábado, março 18, 2006

Daqui a algumas semanas a Agenda Electrónica assinala o seu terceiro aniversário e, se tudo correr de acordo com o previsto, vamos andar um mês em celebração com a preciosa colaboração de vários amigos / cumplíces ligados à área da música electrónica e de diversos espaços nocturnos. Os alvos e os objectivos estão definidos e as conversações decorrem a bom ritmo. Mais novidades [datas, nomes e locais] em breve.

|

Por algum estranho motivo, não tem sido possível visualizar a Agenda Electrónica. Para já, a solução passa por mudar o template e recomeçar tudo de novo...

|
| quarta-feira, março 15, 2006

Lux [Lisboa], Casa das Artes [Famalicão] e Clinic [Alcobaça] são os três pontos de paragem para três noites com a cantora Ursula Rucker, que está de regresso a Portugal com o seu espectáculo. Três noites, portanto, para conferir a arte [e espreitar a alma] de Ursula: amanhã, sexta e sábado. Na bagagem, Ursula traz o seu mais recente álbum, Ma at Mama.

Image hosting by Photobucket

|

Crazy Girl, uma das novas sensações das noites londrinas, vai trazer o seu one-woman show a Portugal. A digressão começa já na próxima sexta feira no Lounge em Lisboa e prossegue depois com datas em Alcobaça [Clinic, 18], Coimbra [Via Latina, 24] e Porto [Porto Rio, 25]. Dois fins de semana para conferir a arte desta senhora que mistura punk, funk, surf rock, hip-hop, electro, o swamp rock e psicadelismo e, além de compor e produzir os seus temas, ainda arranja tempo para tratar, ela própria, do seu visual [cabelo e roupas].

Image hosting by Photobucket

Como aperitivo, e para que se saiba com que contar pode sempre conferir-se a página do MySpace de Crazy Girl.

...

Entretanto, no próximo sábado, Manuel Calapez [do blog Yeah Yeah Yeah e das Noites CD-R toma os comandos dos pratos do Lounge.

Image hosting by Photobucket

|

Começa na próxima sexta, na Sushi em Leiria, a edição deste ano festival itenerante Fade In com um concerto dos alemães Diorama. Depois do concerto a noite prossegue com uma sessão de autografos e com a quarta edição da Stormzone com prestações de Torben Wendt [dos Diorama] e Carlos Matos [da Goths Are Dangerous e da Alquímia]. Uma noite negra em perspectiva.

Image hosting by Photobucket

|
| terça-feira, março 14, 2006

Image hosting by Photobucket

|
| segunda-feira, março 13, 2006

A portuguesa MiMi acaba de lançar a sua 51ª edição. Trata-se de Logical Consumer de Itaru Kawai. Nove temas de IDM [intelligent dance music] a pinceladas glitch. O futuro também vem do Oriente.

Ficheiro sonoro:

Image hosting by Photobucket
Itaru Kawai - Bell [Logical Consumer, mi051]

---

Ludwig Coenen lançou recentemente na Pentagonik mais um ep - Jiggy Grain - que inclui quatro temas: Jiggy Grain, Kuala Lumpur, System Failure e Get Jets. Para dançar futuro adentro.

Ficheiro sonoro:

Image hosting by Photobucket
Ludwig Coenen - Jiggy Grain [Jiggy Grain ep, pntg010]

|
| domingo, março 12, 2006

PAiA Electronics [1967]


Image hosting by Photobucket
Gnome Micro-Synthesiser

Image hosting by Photobucket
Paia Programmable Drum set

|
| sexta-feira, março 10, 2006

Image hosting by Photobucket

|

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, março 09, 2006

Terceira semana de castposting na Agenda Electrónica com mais um elemento da família electro-musical t[h]omarense [private / silly joke]. Desta vez, e durante a próxima semana, fica no player aqui em cima a arquitectura sonora de Beeper [projecto a solo de Bruno Mendes]. Mais três temas de Beeper podem ser ouvidos em http://www.myspace.com/beeperagiet.

castpost link: http://agendaelectronica.castpost.com

Image hosting by Photobucket

---

No próximo sábado podem conferir a arquitectura sonora de Beeper na Caixa Económica Operária em Lisboa por ocasião do evento Samizdata Club [durante o qual actuarão ainda Ghoak, Sci Fi Industries e DJ Policuska].

|
| quarta-feira, março 08, 2006

No próximo sábado a Caixa Económica Operária acolhe mais uma edição do Samizdata Club, ocasião que a Thisco aproveitará para o fazer lançamento da colectânea The Shock of This Light que inclui temas de diversos projectos portugueses [Thermidor, Structura, Sal, Beeper, Manifesto, Trauma, Tarrafa, Saphira, Steamboat, Blasaure, Nitya, Zpoluras, Cottonoir, Flat Opak, Slow Soldier, Ghoak, The Beatiful Schizophonic, Mikroben Krieg, Sciencia, Samuel Jerónimo, In Tempus, L´Ego, Rasal.Asad, Sci Fi Industries, The Ultimate Architects, Shhh... e [F.e.v.e.r.]].

Image hosting by Photobucket

Convocados para a ocasião estão os projectos Sci Fi Industries vs. Ghoak [live vs dj unSet] e Beeper [live act] e o dj Policuska.

...

[info]

Sci Fi Industries vs. Ghoak: MPC2000 vs SL1200, ou seja despique electrónico de sampler ritmico versus prato e vinil. Poucas formalidades envolvem este projecto work in progress que assentará em ambientes decompostos e batidas agressivas.

Beeper: é Bruno Mendes, arquitecto de formação e músico autodidacta. Em 2003 edita um CD com 4 temas que difunde de mão em mão, recolhendo depois as críticas que ajudam à consolidação do projecto. Tendo como base movimentos musicais dos anos 90, Beeper junta o digital contemporâneo com silvos de processadores de 8 e 12 bits utilizados por consolas de jogos e programas de entretenimento. O resultado é a fusão entre ritmos e melodias IDM com uma grande carga tecnológica e a plasticidade de sintetizadores mais tradicionais [dentro do digital], como os chips SID.

Image hosting by Photobucket

|
| terça-feira, março 07, 2006

7 de Março de 1983. Estes senhores começavam uma revolução na música de dança. Com este máxi-single.


Powered by Castpost

Image hosting by Photobucket

castpost link: http://agendaelectronica.castpost.com

|
| segunda-feira, março 06, 2006

Image hosting by Photobucket

[clicar na imagem para mais pormenores]

|
| domingo, março 05, 2006

Arp synthetisers

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

|
| quinta-feira, março 02, 2006

Para a segunda semana de castposting na Agenda Electrónica "convido" Zentex, o finlandês radicado em Portugal que já dispensa apresentações entre aqueles que acompanham a música electrónica nas suas variantes mais dançáveis. Nylon é o tema que fica ali em cima durante a próxima semana e em http://www.myspace.com/zentex1 há mais quatro excelentes temas para ouvir.

Image hosting by Photobucket

|
| quarta-feira, março 01, 2006

A digressão Deutsch Minimal vai passar por Portugal na próxima semana. De 9 a 11 de Março Thomas Brinkman e Phil Stumpf [com warm-up de Tozé Diogo] vão passar pelo Lux em Lisboa, Via Latina em Coimbra e Indústria no Porto. Três datas para melhor conhecer o sons minimalistas produzidos na Alemanha.

Image hosting by Photobucket

[clicar na imagem para mais pormenores e pdf flyer]

|

A MiMi, netlabel que tem como objectivo a divulgação de artistas portugueses e japoneses, acaba de disponibilizar a sua 50ª edição, Saudade - Various Artists From The Atlantic Coast, uma colectânea de 13 temas de diferentes artistas / projectos nacionais [Gilo, Stealing Orchestra, Boiar, Biomekanikal, Structura, Bikaia, Minson, Xastre, NNY, VortexSoundTech, Oxygen, TatsuMaki e Dream Metaphor].

Ficheiro sonoro:
Image hosting by Photobucket
Gilo: Nascer de Novo [Saudade - Various Artists From The Atlantic Coast, mi50]

|

Amanhã à noite o Lux servirá de palco à apresentação da compilação Pinkboy presents TPC, uma edição da Bloop [subdivisão da Loop Recordings] na qual se incluem temas de vários produtores a operar em território nacional. Antalgic [que têm o seu site completamente renovado], Camarão & DK e DMars são pos convidados para animar a festa de lançamento.

|

Logo à noite o Lounge recebe mais uma sessão CD-R, uma oportunidade para «todos os que fazem música "no quarto", em software e/ou hardware, de divulgarem as suas produções e de trabalharem no ajuste de sons destas, vencendo a tirania das pequenas colunas de som.»
Entretanto, e graças ao sucesso que estas noites têm tido, há já uma editora interessada na publicação de uma colectânea dos melhores temas apresentados nestas verdadeiras sessões de trabalho.
Todos os produtores interessados deverão entregar os seus temas, no próprio local, até às 23h30.
Resta acrescentar que no site das noites CD-R há já uma apreciável quantidade de temas para ouvir.
Não sejam tímidos e apareçam por lá.

|