<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-5826996849787263972', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| terça-feira, janeiro 31, 2006

Dr. Frankenstein: Cat's Eyes [You Are Not Stealing Records]
rktic: Entrance 303 [realaudio]
Starfrosch: Don't Ever Come Back [realaudio]
Navarro: Future Nature [realaudio]
Manrico Mantero: Noches de Verano [Filtro]
Bifidus: Fuga [Filtro]
Tec_Overflow: Overflow Tec [Sinergy Networks]
Strip: Rather Go To The Zoo [unreleased]
Deluge: The Lullaby [Thinner / Epsilonlab]
Move D: May First [Autoplate]
Alta Infidelidad: Rápido [Thinner]
Kayros: Spaced Out [Pentagonik]
Marcelino: Lateral [Sinergy Networks]

|
| segunda-feira, janeiro 30, 2006

Nuno Coelho leva a sua Compact Discotheque até ao outro lado da Mancha, mais concretamente ao Manhattan Bar em Bristol, na próxima sexta feira. Por lá estarão ainda Randek e Lukas [www.buoyancy.co.uk]. O maior dos sucessos são os votos da Agenda.

Image hosting by Photobucket

|
| sexta-feira, janeiro 27, 2006

... estarei aqui...


... e no sábado à noite aqui.


[clicar nas imagens para mais informações]

|
| quinta-feira, janeiro 26, 2006

Image hosting by Photobucket

[clicar imagem para mais pormenores]

|

Image hosting by Photobucket

Nota: não é uma actuação da dupla Tiefschwarz, é um dj set por Basti Schwarz. Os Tiefschwarz propriamente ditos só regressam a Portugal em Julho.

|
| quarta-feira, janeiro 25, 2006

No próximo fim de semana TatsuMaki [projecto a solo de Marco Pereira, músico, produtor, sonoplasta e dj que integra as formações dos VortexSoundTech e The Neon Road] actua em Tomar [sexta feira, no Duplex Bar] e em Torres Novas [sábado, no Trampolim Bar] em duas noites de música electrónica promovidas pela dupla tomarense BioniC.



Na sexta feira, o Duplex recebe o live act de TatsuMaki e o [anti] dj match de BioniC, num evento que marca o regresso da música electrónica às noites de Tomar, preenchendo-se assim um vazio criado com o fim do projecto Playground [que até deu origem à Agenda Electrónica - conferir os primeiros posts deste blog].


No sábado, o Trampolim recebe a primeira edição das noites Electroni/Tech, em substituição das noites hellectro-crash!. TatsuMaki e BioniC repetem a dose de sexta feira e a animar visualmente o espaço estará Sardin e vídeos de artistas ligados à conceituada netlabel Sinergy Networks de Barcelona.

|
| terça-feira, janeiro 24, 2006

Murcof e Zentex actuam na próxima sexta feira no Passos Manuel do Porto a partir das 23h00. Na mesma ocasião haverá ainda espaço para os dj sets de Ho [ligado à Matéria Prima e ao Muesli Colectivo] e TAM [ligado à Variz, onde sairá o seu primeiro álbum]. Murcof traz na bagagem dois álbuns de excelente electrónica [Martes e Remembranza] e Zentex apresenta-se com o cartão de visita Käyra, o ep recentemente lançado pela Kickboxer e que já está esgotado.
Uma noite de sexta feira com alguma da melhor electrónica, dizemos nós.

Image hosting by Photobucket

Murcof é Fernando Corona, um mexicano nascido em Tijuana, que desenvolveu um particular interesse pelas relações entre a música acústica e as experiências multimédia. Recebido pela conceituada editora britânica Leaf, editou então o seu primeiro álbum que viria a receber excelentes críticas. Martes foi considerado como uma obra-prima da música electrónica contemporânea. As suas composições distinguem-se pela bem estruturada cumplicidade entre a música clássica e a electrónica. Remembranza é o segundo álbum de originais continuando aquela exploração sonora e as suas variantes minimalistas – há quem diga e com razão que supera o antecedente.

|

Zentex [also known as Yari], u-clic e Beeper já marcam presença no Myspace. Por favor confiram e ouçam-nos.
Zentex @ myspace
u-clic @ myspace
Beeper @ myspace

[Os u-clic vão tocar ao espaço No Limite em Seia no próximo sábado]
[Beeper foi apurado para o concurso Equalizador e actuará no Santiago Alquimista no dia 11 de Fevereiro]

|

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Para informações mais detalhadas clicar nas imagens.

|
| segunda-feira, janeiro 23, 2006

Da Catalunha, concretamente de Barcelona, chega a32ª edição da incansável Sinergy Networks: Random, álbum de colaboração entre Electroliving [o projecto do músico argentino Juan Sorrentino coordenador do selo Industria Doméstica Discos] e Marcelino [igualmente oriundo da Argentina e, além de músico, coordenador da netlabel Vegroo]. Repito, a propósito de Random, o que abaixo escrevi sobre as netlabels e a América Latina [agora com extensão a Espanha]: mais uma estimulante edição oriunda do mundo virtual das netlabels e mais uma prova de que a América Latina é um dos mais excitantes pólos do novo minimalismo dançante.

Image hosting by Photobucket
mp3 download: Marcelino - Lateral [Random, sn032]

|

A Pentagonik lançou finalmente a sua quinta edição - há muito anunciada, mas só agora disponível para download. Coded Modulations de Kairos contém quatro temas muito dançáveis e completamente virados para as pistas de dança.

Image hosting by Photobucket
mp3 download: Kairos - Spaced Out [Coded Modulations, pntg005]

|

A Thinner tem mais uma edição disponível para download. Trata-se de Cactus Y Volcanes do projecto Alta Infidelidad de Jorge Cortés [conhecido pelo seu projecto Receptor, com edições na Comatronic, Sinergy Networks, Plong, Loop e realaudio,] e Christian Dittman [dj e produtor ligado à Lovehouse que se estreou em 2005 na Archipel]. Cactus Y Volcanes é mais uma estimulante edição oriunda do mundo virtual das netlabels e mais uma prova de que a América Latina [Cortés e Dittman são oriundos do Chile] é um dos mais excitantes pólos do novo minimalismo dançante.

Image hosting by Photobucket
mp3 download: Alta Infidelidad - Rápido [Cactus Y Volcanes, thn083]

A Autoplate, anexo da Thinner dedicado aos sons mais ambientais, tem também uma nova edição para download: 10/11 - Live at Johanneskirche de Move D [alias de David Moufang, patrão da alemã Source Records]. 10/11 - Live at Johanneskirche é o resultado de um live set de Move D na Johanneskirche em Düsseldorf que mistura funk, ambient e minimalismo.

Image hosting by Photobucket
mp3 download: Move D - May First [10/11 Live at Johanneskirsche, apl035]

|
| domingo, janeiro 22, 2006


Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

|
| sexta-feira, janeiro 20, 2006

Image hosted by Photobucket.com

|
| quinta-feira, janeiro 19, 2006

Image hosted by Photobucket.com

|

No próximo sábado os projectos Structura e M-Pex actuam no Passos Manuel do Porto, numa organização conjunta do próprio Passos Manuel e da Bouquet of Dreams. Haverá ainda actuações dos djs Luís Soncini e Slaven Bilic. A partir das 23h00, com a entrada a custar módicos 5 euros.

Image hosted by Photobucket.com

|

Logo à noite os dois senhores da foto vão actuar no inevitável Lux. Chamam-se Hans-Peter Lindstrom e Thomas M. Hermansen e juntos respondem pela designação Lindstrom and Prins Thomas. Na sexta feira os senhores repetem a dose no Trintaeum do Porto.

Image hosted by Photobucket.com

|
| quarta-feira, janeiro 18, 2006

Image hosted by Photobucket.com

|
| terça-feira, janeiro 17, 2006

A alemã Thinner e a canadiana Epsilonlab juntaram esforços e têm mais um projecto em comum. Trata-se de Silence Is Presence, um DVD de edição limitada a 800 unidades com 11 faixas misturadas por Eloi Brunelle e com imagens de vários VJs ligados à Epsilonlab. Assinalando esta edição conjunta, a Thinner lançou a edição em mp3 Silence Is Presence com faixas de Deluge, Sensual Physics, Dennis DeSantis, Paul Keley, Social System [remisturado por Jason Corder], Mossa e Eloi Brunelle.

Image hosted by Photobucket.com

mp3 download: Deluge - This Lullaby [Silence Is Presence, thn082]

|
| domingo, janeiro 15, 2006


Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

|
| sexta-feira, janeiro 13, 2006

Link

|
| quinta-feira, janeiro 12, 2006

A Sonic começa na próxima semana a comemorar quatro anos de actividade. No dia 20, a festa começa no Lux com as presenças de Jake Farley e Expander, mas também em Coimbra, na Via Latina com a presença de André Galuzzi. No sábado, André Galuzzi, Paulo Nupi [do Lux], Hedonic2 feat. The Manson from Calcutta [da Cosa Nostra] e Freshkitos [da Indústria] continuam a celebração no Op Art.
Entretanto, antes do aniversário, a Sonic leva no próximo sábado à Indústria do Porto o irlandês Donnacha Costello.

Image hosted by Photobucket.com

Parabéns, portanto, e muitos anos de música.

|

Nathan Fake estará logo à noite no Lux, uma oportunidade imperdível de conferir ao vivo o talento de um dos nomes em ascensão na música de dança que também apela ao cérebro.

Image hosted by Photobucket.com

|
| quarta-feira, janeiro 11, 2006

Image hosted by Photobucket.com

|

Os inclassificáveis Mouse on Mars têm três datas agendadas para Portugal no início de Fevereiro: dia 2 em Coimbra [Via Latina], dia 3 em Lisboa [Club Lua] e dia 4 em Famalicão [Casa das Artes]. Três datas que entram directamente para Agenda, na secção imprescindível.

|

Samizdata Club é um colectivo de editoras e produtoras que apresentam eventos mensais de música electrónica na Caixa Económica Operária. No próximo sábado, a partir das 22h30, este colectivo apresenta a noite Rythm Fado Machinery, na qual participam os projectos Novembro e M-Pex [live] e Luís Van [Sci-Fi Indistries, dj set].
Na mesma ocasião será apresentado um novo número da fanzine Aquinocanto e será ainda exibido o filme de animação Manel vs. Rubim.
A entrada é livre, pelo que não há desculpa para faltar.

...

Novembro é um projecto de Miguel Filipe, Mark Harding e João Pécurto inspirado na pop e no fado e assente em ambientes electrónicos e "ritmos marciais". Em 2005, foram uma das bandas seleccionadas para participar na mostra Phono '05 da Fonoteca Municipal de Lisboa.

...

M-Pex é um projecto de musica electrónica de Marco Miranda. Computador portátil e guitarra portuguesa criam ambientes pouco usuais na cena musical nacional misturando estéticas sonoras tão dispares como o fado, dub, drum´n´bass. Participações nas colectâneas Futureclub 5, Formula Electrónica 1 e Futureclub 8.

|
| terça-feira, janeiro 10, 2006

A dupla tomarense de [anti]-dj's BioniC regressa ao activo na próxima sexta feira no Abadia Bar em Leiria. A partir das 22h00. Em perspectiva uma viagem entre o eletro, o minimal techno, algumas antiguidades e o mundo paralelo das netlabels.
Lá mais para o fim do mês [sábado 28], esta dupla retoma as suas noites mensais no Trampolim Bar de Torres Novas, após dois meses de inactividade. Nessa altura, os BioniC terão como convidado especial o músico e produtor TatsuMaki que actuará em formato live act.
Na véspera, sexta feira 27, TatsuMaki e BioniC apresentam-se também em Tomar [Duplex Bar]. Aparentemente, a electrónica volta a ganhar destaque nas noites do Ribatejo norte.

|
| segunda-feira, janeiro 09, 2006

O duo Strip, composto por Jari Marjamäki [a.k.a. Yari] e João Tiago Barra, apresenta-se na próxima sexta feira no Lounge em Lisboa.
Yari e Barra são dois dos mais activos e versáteis músicos a trabalhar na área da electrónica em Portugal. O primeiro, além do seu trabalho como
dj, é cada vez mais [re]conhecido pelo seu alter-ego Zentex [cujo primeiro ep para a Kickboxer se encontra já esgotado]. O segundo tem formação jazz e participa como em projectos como New Naked Sounds, Ovo, Le Mistére Du Tón ou Bjazz.
Nos
Strip, projecto que privilegia a improvisão como método de trabalho, o duo combina elementos de diferentes linguagens electrónicas através da manipulação de instrumentos virtuais e analógicos.
No seu site, os Strip disponibilizam cinco temas para download [já por aqui coloquei - Pressure Drop Below Zero - um há uns meses], entre os quais Rather Go To The Zoo que hoje aqui deixo como aperitivo.

mp3 download: Rather Go To The Zoo [Strip]

|
| domingo, janeiro 08, 2006

Oramics [Daphne Oram, 1959]

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

|
| quarta-feira, janeiro 04, 2006

A Variz apresenta amanhã um verdadeiro showcase no Lux. Pela discoteca de Santa Apolónia irão passar o sul-africano Portable, que assim regressa a Portugal para apresentar o seu live act, TAM [live act], Migso [video clips], Tra$h Converters [dj set] e Hana Bi [veejay]. O pretexto para esta incursão pelo Lux é a apresentação dos CDs ZOOG de Migso e TAM de TAM.

...

Criada em 2001, a variz.org é uma plataforma editorial residente no eixo Porto-Lisboa que vem desenvolvendo actividade na área cinzenta delimitada pela abstracção e pelas pistas de dança. Sendo, neste âmbito, um projecto pioneiro em Portugal. Os objectivos da editora prendem-se com a divulgação da mais recente geração de músicos e artistas do panorama media-art em Portugal, bem como dar prioridade ao cruzamento das diversas linguagens e áreas criativas; Através da edição, produção de eventos e agenciamento de artistas. As capas são especialmente encomendadas a artistas visuais: Alexandre Estrela, Lia, Miguel Soares, Dora Sousa Santos, Hugo Oliveira, Luís Alegre, Rev Design e Miguel Sá.

...

Alan Abrahams é natural da Africa do Sul e reside em Londres desde 1997, sob o nome de Portable vem reinventando o techno de um modo profundamente original. Vem pela terceira vez a Portugal para promover o seu álbum Version e um novo 12" a editar no final deste mês pela influente editora alemã ~Scape; casa de Pole e Jan Jelinek. Já editou na Background [Alemanha], na Context [Estados Unidos] e na sua própria editora, a Sud Electronic [Inglaterra]. É um apreciado músico ao vivo - esteve com Akufen no Fabric, com Sutekh em várias cidades dos Estados Unidos e na festa dos vinte anos da The Wire em Paris. Sobre ele a Wire disse: «Quanto mais se ouve Portable mais nos arrastamos para as profundezas de um vórtice, mais difusas ficam as linhas que separam os sons reais dos samplados. As raízes de Abrahams são também teutônicas. Um paradoxo pós-colonial? Talvez Abrahams queria colocar o tecno no domínio do quarto-mundo, unindo o sul e o norte como uma inextricável solução binária de zeros e uns.» Portable é [ou melhor: está] num ponto de imponderabilidade perfeita: aborda o house como hipótese, aplica-se com afinco nos motivos rítmicos africanos e insufla o detalhe conquistado à electrónica [micro-sampling] alemã. A música afro-futurista de Portable representa um equilibrio perfeito entre o cerebral e o físico, tal como as produções mais recentes de Ricardo Villalobos - ritmo ancestral transformado na corrente modernista do techno.

...

ZOOG é o segundo registo do artista plástico Miguel Soares, sucessor de 002 - considerado um dos melhores àlbuns de 2002 pelo suplemento Y do jornal Público. Migso apresenta uma mão cheia de clips que produziu com base na sua música.

...

TAM funciona como um alter-ego de João Santos, produtor/dj de música electrónica sediado no Porto. Autodidacta de formação começou por abordar as possibilidades oferecidas pela electrónica e pelo digital para concretizar as suas ideias, ou seja: construir melodias abstractas, tendo como base os sons dos instrumentos analógicos; sendo estes posteriormente retrabalhados digitalmente. Há um cariz quase cinemático nas composições, a música procura narrar algo sem recorrer às palavras, procura a paisagem, a melancolia, a dispersão. O som apresentado pode catalogar-se como ambient, ou experimental, ou pode ser ainda entendido como uma simples canção.

|
| terça-feira, janeiro 03, 2006

A CD-R - noite dos produtores dinamizada por Manuel Calapez regressa amanhã ao Lounge.

Image hosted by Photobucket.com

|

[31/12/2003]

[22/12/2004]

|