<meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-5826996849787263972', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| quarta-feira, novembro 30, 2005

Depois da portuguesa You Are Not Stealing Records, das alemãs Thinner / Autoplate e Textone e da espanhola Synergy Networks [links na coluna da esquerda], estacionamos hoje o browser no site da alemã Pentagonik, cuja primeira edição data de Março deste ano e que ao longo dos últimos meses se tem afirmado como uma das netlabels a ter conta na área das sonoridades derivadas do techno minimal e do electro-house.
A primeira edição da Pentagonik foi uma compilação que incluia temas de Charles Tone, Ludwig Coenen, Demir, Kairos, Liam O'Leary & Heyden, Mabik, Kareem e Cint. Seguiram-se mais cinco edições [Klabauterland, Ludwig Coenen, Engel & Ruhm, Charles Tone e Demir] e há apenas dois dias que está disponível o ep West Hollywood de Norman Fairbanks. Em qualquer uma das edições desta ainda recente, e apesar de tudo ainda relativamente desconhecida, netlabel podemos encontrar temas que não soariam nada mal, antes pelo contrário, em qualquer pista de dança com um módico de bom gosto. Deixo aí dois exemplos das sonoridades habitualmente editadas pela Pentagonik. Algum futuro passará também por aqui.

Image hosted by Photobucket.com

Kareem - Fuck The Rack [Pentagonik Label Compilation, pntg001]

Image hosted by Photobucket.com

Norman Fairbanks - Engine Kiss [West Hollywood ep, pntgn008]

|

O Código Laranja - em Lisboa - comemora no próximo sábado o seu primeiro aniversário e na cabine de som estarão os Sorrisos em Alta enquanto a projecção de imagem estará a cargo da Bloom Connection. Passem por lá e dêem os parabéns à gerência.

Image hosted by Photobucket.com

|

Fulano47 [sound6team] e TatsuMaki têm agendados dj sets para a próxima sexta feira e sábado, respectivamente, no Espaço Artes Múltiplas no Porto [Avª Rodrigues de Freitas]. Este espaço recebe ainda na sexta feira a mostra coreográfica / performance Reocupações, um projecto desenvolvido no âmbito do Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança 2005 [intervenientes: Ana Trincão, Ana Lúcia Cruz, Marlene Vilhena e Vera Mota].

|

A Imaginando disponibilizou no seu site um mix promocional de um dos seus artistas - LPX. Para fazer o download basta seguir este link. Um set de puros breaks.

|

Agora que as noites arrefecem até ao nosso limite do suportável parece, por vezes, que só os fantasmas se atrevem a circular nas ruas das nossas cidades. Ghost Rider dos Suicide de Alan Rev e Martin Vega é um tema apropriado a estas noites gélidas. Rock'n'Roll e electrónica misturados como nunca se havia feito até então e como nunca mais se voltou a fazer [e este tema tem quase trinta anos de idade!].


MP3 File


Image hosted by Photobucket.com

|

Image hosted by Photobucket.com

|

Sci Fi Industries vs Flat Opak & Slow Soldier com vídeos a cargo de L'Ego são as principais atrações de mais um Connexion Bizarre Club a ter lugar no próximo sábado no Porto Rio [barco ancorado no Rio Douro, na marginal portuense]. Na mesma noite haverá ainda espaço para os djs da Connexion Bizarre.

Image hosted by Photobucket.com

|
| terça-feira, novembro 29, 2005

A Synergy Networks vai quase nas três dezenas de edições online. Explore, de Roman Skok, é a mais recente edição desta netlabel de Barcelona e os padrões de qualidade continuam elevados. Sete temas compõem Explore: Drop e seis remisturas de Drop [da autoria de Kriipis Tulo, Gurtz, Black Attitude, Lazzich, Receptor e OCP].

Image hosted by Photobucket.com

MP3 download: Roman Skok - Drop [Explore, SN029, 2005]

|

Está desde ontem disponível o novo ep de Zentex [a.k.a. Yari]. Käyrä inclui dois temas [Käyrä e Anda Lucia] e uma remistura [de Käyrä por Alex Under, conceituado dj e produtor espanhol] e tem selo Kick Boxer [recém-criada sublabel da Boxer Recordings].

Image hosted by Photobucket.com

Para assinalar a edição do seu primeiro ep, Yari apresentará um dj set no Lux na quarta feira, 7 de Novembro.

|
| segunda-feira, novembro 28, 2005

O produtor francês Vitalic actua esta semana em Portugal, numa mini-digressão promovida pela Sonic que inclui três datas: dia 1 no Lux de Lisboa [com dj sets de Expander e Nelson Flip], no dia 2 na Via Latina de Coimbra [com dj set de Afonso Macedo] e no dia três no Indústria do Porto [com dj sets de Expander, Nelson Flip feat. Yellow e Manu].

Image hosted by Photobucket.com

As actuações de Vitalic que deverão ter como prato forte os temas de O.K. Cowboy, começarão sempre às 02h00. Na manhã de domingo, a partir das 09h00 Expander, Nelson Flip e Manu animam um after-hours no Maré Alta do Porto.

|
| domingo, novembro 27, 2005

Hammond Solovox [Alan Young, 1940]

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

|
| quinta-feira, novembro 24, 2005

O flyer diz tudo.

Image hosted by Photobucket.com

|

Parece enguiço, mas pela segunda vez a estreia da Agenda Electrónica num espaço físico foi adiada por motivos de força maior, alheios a todos os envolvidos nesta "aventura" [este blog, o local onde se iria realizar essa noite e os convidados Antalgic e Sardin]. Nova data, espera-se que definitiva, em breve.

|

Os electro-metálico-industriais Waste Disposal Machine regressam neste sábado aos concertos com uma actuação em Pernes / Santarém, integrando o cartaz do festival Rock da Velha. Este quinteto tomarense tem actualmente em preparação o seu álbum de estreia, Interference. Neste concerto a banda apresentará alguns dos temas a incluir em Interference e estreará uma cover-version de um tema por enquanto em [relativo] segredo.

Image hosted by Photobucket.com

|

Image hosted by Photobucket.com

|
| quarta-feira, novembro 23, 2005

No sábado 17 de Dezembro a Agenda Electrónica passa da blogoesfera para o mundo físico. Acontecerá no Ténis Bar de Carcavelos e nessa noite a selecção musical estará a cargo deste blog, numa noite em serão abordadas as mais variadas sonoridades electrónicas habitualmente abordadas pela Agenda. Com a Agenda Electrónica estarão no Ténis Bar de Carcavelos os Antalgic [Pulsar] que se apresentarão em formato live act, e Sardin, que terá a seu cargo a projecção de imagens.

Image hosted by Photobucket.com
[Antalgic ao vivo]

|
| terça-feira, novembro 22, 2005

Music For Pictures de Motionfield é o novo lançamento da Autoplate, a label ligada às sonoridades ambientais da Thinner. Motionfield é o projecto em nome individual de Petter Friberg [também dos Super Stereo com Martin Frick], produtor sueco que assume as suas paixões por Brian Eno, Kraftwerk e Jean Michel Jarre. Em Music For Pictures, título obviamente inspirado em alguns títulos de discos de Brian Eno, encontramos quatro temas de "warm moody ambient" [The Colour of Water, Falling in Stillness, Northern Sky e Coffee Cargo]. Deixo um a título de provocação.

Image hosted by Photobucket.com

MP3 download: Motionfield - The Colour of Water [Music For Pictures, apl034]

|

No próximo sábado a Via Latina recebe, a partir das 23h00, actuações de Sci-Fi Industries, Flat Opak, Slow Soldier e L'Ego.

.../...

Sci Fi Industries
Ainda em plena divulgação do terceiro album The Air Cutter e após elogiosas palavras aos dois anteriores trabalhos em praticamente toda a crítica especializada europeia, Luís van Seixas apresenta-se mais uma vez ao vivo em despique com Flat Opak e Slow Soldier. Nesta batalha de ritmos electro-industriais e drum´n´bass destaca-se a assinatura muito pessoal do projecto que combina beats produzidos à velha escola e ambientes de cariz orgânico.

.../...

Flat Opak
Miguel Seixas tem demonstrado uma aptidão nata na composição rítmica e como catalizador das noites dançantes da Thisco. Uma groovebox e alguns efeitos externos são espremidos até aos seus limites físicos de modo a garantir movimentos musculares da assistencia. Electro puro e duro.

.../...

Slow Soldier
João Ribeiro a.k.a. Slow Soldier divide o recente ep duplo Sloppy Seconds com Flat Opak e demonstra igualmente uma componente rítmica altamente dançável com travos electro e trance. Tem participado em inúmeros eventos e projectos electrónicos.

.../...

L ´Ego
Eurico Coelho é o homem por detrás do multifacetado projecto multimédia L´Ego e dos consagrados pais do electro-industrial nacional - os H.I.S.T..
Recentemente tem vindo a compilar um extenso trabalho video de animação 2D e 3D que servirá de base visual às prestações dos projectos acima referidos. A par disto editou muito recentemente o CD Os Ladrões do Tempo da peça multimédia homónima pelo Teatro do Mar.

|

A ideia de passar a Agenda Electrónica a um formato físico vai concretizar-se no próximo dia 17 de Dezembro. Nesta primeira aventura fora do espaço dos blogs, a Agenda Electrónica levará consigo uma importante dupla da música electrónica, para além da selecção musical que abrangerá o vasto leque das sonoridades electrónicas habitualmente por aqui abordadas.
Mais informações sobre o local e os nomes que acompanharão a Agenda Electrónica no" mundo real" nos próximos dias.

|

A Rua de Baixo comemora na próxima quinta dois anos de existência no ciberespaço com uma noite no Lounge, em Lisboa. A partir das 23h00 actuam Phoebus [projecto de Afonso Simões, também dos Fish and Sheep] e a dupla Polar [Nuno Rosa e Ricardo Costa]. Para além destas duas actuações ao vivo, haverá ainda tempo para um dj set a cargo de Mário Valente. Uma noite especial para assinalar o aniversário de um dos mais interessantes sites portugueses.

Image hosted by Photobucket.com

|
| segunda-feira, novembro 21, 2005

Um dos mais interessantes projectos de uma das editoras do momento, a DFA Records, actua esta semana no Lux de Lisboa [há outro?...]. The Juan Maclean apresenta-se ao vivo na próxima quinta feira [numa noite que contará ainda com um dj set de Tim Sweeney] e na bagagem traz o excelente álbum Less Than Human. Bons motivos para uma viagem a Santa Apolónia.

Image hosted by Photobucket.com

|
| quinta-feira, novembro 17, 2005

Urb é o projecto solitário de um músico tomarense cuja paixão musical é a electrónica. Ainda largamente desconhecido, mesmo do público mais ligado à música electrónica, Urb é um dos mais interessantes e promissores produtores nesta área. Ritmos inventivos intercalados por arritmias várias, pedaços de sons e melodias evasivas concorrem para uma sonoridade que começa a ganhar um vinco cada vez pessoal. Deixo aqui Electro, um tema que, como o próprio título indicia, retrata a visão de Urb sobre o electro. Confiram outros temas no site experimental de Urb.


MP3 File

Image hosted by Photobucket.com

[Urb é o produtor do álbum de estreia dos igualmente tomarenses u-clic a editar no princípio do próximo ano]

|

Image hosted by Photobucket.com

|
| quarta-feira, novembro 16, 2005

Image hosted by Photobucket.com

|

Image hosted by Photobucket.com

|
| terça-feira, novembro 15, 2005

A You Are Not Stealing Records continua a lançar edições a bom ritmo. A sua mais reccente proposta é L'Art du Désarroi do canadiano Vincent Bergeron. São seis temas surrealistas compostos ao longo de 2004 e 2005. Fiquem com um aperitivo.

Image hosted by Photobucket.com

MP3 download: Vincent Bergeron - Introversion Extravertie [L'Art du Désarroi, YANSR # 9]

|

Strip é um dos múltiplos projectos com a participação do finlandês Jari Malmjaki [a.k.a. Yari], DJ e produtor há vários anos radicado em Lisboa. Strip é um duo constituido por Jari e João Tiago Barra [também dos Peak Pong] e no seu site disponibilizam vários temas para download, entre os quais Pressure Drop Below Zero.




MP3 File

Poderão confirmar a qualidade deste projecto na Capela [Lisboa] na próxima quinta feira à noite.

...

Por falar em Jari, aquele que é o seu projecto com maior exposição - Zentex - terá este mês disponível através da Kickboxer [sublabel da Boxer Recordings] um ep com os temas Käyrä e Anda Lúcia mais uma remistura de Käyrä assinada pelo produtor espanhol Alex Under [que recentemente lançou o álbum Dispositivos de mi Granja na alemã Trapez].

|
| sábado, novembro 12, 2005

A Thinner, a mais importante das netlabels, tem disponível mais um álbum para download. Trata-se de No Morchestra de Sectorchestra, um dos projectos do músico dinamarquês Danny Kreutzfeldt.

Image hosted by Photobucket.com

Deixo-vos um aperitivo para mais uma muito recomendável edição desta editora alemã por onde passa algum do futuro.

MP3 download: Sectorchestra - People and the Things They Do [No Morchestra, thn081]

|
| sexta-feira, novembro 11, 2005

TatsuMaki é um músico português que integra os projectos VortexSoundTech e The Neon Road. A solo apresenta-se como TatsuMaki e tem já um assinalável curriculum de actuações ao vivo e tendo já colaborado, por exemplo, com Edgar Pera. Fez chegar à Agenda um CD com trabalhos seus e deixo-vos com um dos temas, Stage Suicide. Electro-techno-industrial é uma designação possível para este tema. Globalmente, situaria a sonoridade de TatsuMaki num hipotético ponto de confluência entre Aphex Twin, Front 242 e Front Line Assembly.


MP3 File

Image hosted by Photobucket.com

|

Karlheinz Stockhausen na Fundação Gulbenkian. Amanhã e domingo, às 19h00.

Image hosted by Photobucket.com

|
| quinta-feira, novembro 10, 2005

Meira Asher. Guy Harries. Open Cuts. 10 Nov - Galeria ZdB [Lisboa]. 11 Nov - Teatro Municipal da Guarda. 12 Nov - Casa das Artes [Famalicão].

Image hosted by Photobucket.com

|

Image hosted by Photobucket.com

|
| quarta-feira, novembro 09, 2005

The Eternal Afflict é um dos nomes mais sonantes do movimento electro-goth-EBM e vão actuar em Portugal no próximo sábado em Cacilhas [Culto Bar] integrados na programação do festival itenerante Fade In, que já este ano nos proporcionou concertos dos eslovenos Laibach e da norte-americana Jarboe [ex-Swans], por exemplo.

Image hosted by Photobucket.com

Cyan, Mark e Winus - os três músicos que constituem a banda - serão acompanhados em palco pela alemã Sara Noxx.

|

Image hosted by Photobucket.com

|
| terça-feira, novembro 08, 2005

Os excelentes The MFA [Rhys Evans e Alistair Douglas] vão estar na próxima quinta feira na discoteca do Lux, numa noite em que também por lá passarão Expander e Manu [Sonic]. No bar estarão Pinkboy e Manuel Calapez [do blog Yeah Yeah Yeah e das noites CD-R do Lounge]. Depois os The MFA seguem para norte e estacionam na Via Latina [sexta feira, Coimbra] e no Indústria [sábado, Porto]. Em Coimbra os The MFA terão a acompanhá-los Hedonic 2 e no Porto Expander.

Image hosted by Photobucket.com

Para os mais distraidos, Border Community, Kompakt e Bpitchcontrol são algumas das editoras que já lançaram trabalhos deste duo britânico.

|
| segunda-feira, novembro 07, 2005

Os Mécanosphère de Adolfo Luxúria Caníbal e Benjamin Brejon têm pronto a editar o seu próximo álbum, Limb Shop. A edição - através da Raging Planet, Base Recordings e Soopa - está prevista para o princípio de Dezembro.

Image hosted by Photobucket.com

Entretanto, o projecto tem duas datas agendadas para as próximas semanas: a primeira no Número Festival [Club Lua, na próxima sexta feira] e a segunda no Institut Franco-Portugais de Lisboa [no dia 15, numa actuação / performance inserida nas comemorações do 30º aniversário de Surveiller et Punir de Michel Foucault].

|
| sexta-feira, novembro 04, 2005

Agenda desligada até segunda feira. Bom fim de semana.

|

Há algumas semanas adiantei por aqui que estava em maturação a ideia de passar a Agenda Electrónica do mundo virtual para o mundo físico. A ideia continua a amadurecer e posso, para já, adiantar que irá realizar-se uma noite Agenda Electrónica num espaço nocturno recentemente inaugurado. Nessa noite, em princípio a ter lugar ainda durante este mês, haverá um live act [nome ainda a confirmar], VJing [nome a divulgar oportunamente] e selecção musical a cargo da Agenda Electrónica.

|
| quinta-feira, novembro 03, 2005

Por lapso na consulta do email, só hoje abri a mensagem sobre o blog Proximidade.
Aqui vai, com as devidas desculpas pelo atraso.

.../...

Proximizade

Proximidade e mão amiga. "Proximizade", feita do entusiasmo voluntário de quem quer ajudar a combater a apatia, a dispersão e a insensibilidade que nos ameaça se continuarmos indiferentes ao que se sabe e ao que se vê.
Aqui

|

Está quase a começar a 6ª edição do Número Festival [Festival Internacional de Multimédia, Filme e Música de Lisboa]. Da abrangente programação destaco a componente musical que este ano se estende por dois dias, com "sede" no Club Lua e que conta com as presenças de Jay Jay Johanson, Schneider TM vs Rechenzentrum, MAU, u-clic, The Lithium, Producers + Hanna Bi [dia 11 de Novembro], DJ Rupture, Opiate, Mécanosphère, Nell'Assassin, DJ/IP@Bip-Hop.Com, Dub Video Connection + Fadigaz e Bangguru [dia 12].

Image hosted by Photobucket.com

Para além da música haverá ainda cinema, conferências, performance, exposições e exibições de vídeo.

|
| quarta-feira, novembro 02, 2005

Fica aqui mais um bloco de nomeados para os prémios Qwartz deste ano.

Artwork + packaging:
Image hosted by Photobucket.com
Richard Cartier: E-menge, Asmus Tietchens [USA]
Badstok: Tidalwav, Tidawalv Records [Canada]
Xerak: Mi Steak, Xerak [França]
Nicola Bork: Mimetic Dancing, Mimetic [Alemanha]
Jean Christophe Menu: Oumupo Series [França]
Hotspot & Jeff Soto: A Futuristic Family Film, Vista La Vie [França]

Video-clip:
Image hosted by Photobucket.com
Pfadfinderei: Bell Lane, Atwater [Alemanha]
Black Flesh: Tiot, Ch.District [Polónia]
Marco Madruga & Daniela Krtsch: Fully Connected, Micro Audio Waves [Portugal]
Jan Mathias Steinforth: Punk Motherfucker, Funkstörung [Alemanha]
Aaron Soto: Ulyses, Murcof [México]
Julien Bittner: Crime In Stereo, Vista La Vie [França]

Dancefloor:
Image hosted by Photobucket.com
Freedom, Sascha Muller, Physical Signs EP [Alemanha]
Bubble Jax, cUPo, La Perce Oreille vol. 2 [França]
Intrepide, Francky Ride, Valiza Tools LP # 2 [França]
Welten, Sascha Muller, Physical Signs EP [Alemanha]
No Fun, Vitalic, OK Cowboy [França]
Rhyfer, g_n44f, 120_1 EP [Japão]
Dakadin, Mental Overdrive, 083 [Noruega]
Head Up High, Neurotron, Fragile EP [Alemanha]
Selfcontrol, Interlope, Computer Selecta 2001 - 2004 [França]
3=2, Chass & xyz, La Perce Oreille vol. 2 [França]
Ride, The Nihilist, The Lost Chapter [França]

|

A Granular, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, produz o evento Imagens Projectadas que durante três dias - de 3 a 5 de Novembro - vai ocorrer na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna em Lisboa.
No dia 3, pelas 18h30, há a apresentação do projecto Essays on Radio: Can I have 2 minutes of your time? da Crónica Electrónica. No mesmo dia há a performance Sonografias de Paulo Curado e António Jorge Gonçalves [às 21h30] e a performance Double or Nothing dos Lumpen Trio [António Chaparreiro, Luís Sirigado e Miguel Sá] com Ana Bezelga [vídeo]. No dia 4 haverá uma sessão de vídeo com filmes do compositor e cineasta norte-americano Phil Niblock com intervenção do próprio[20h30].
Programa completo aqui.

|

A Crónica tem disponível mais uma edição internacional: trata-se de Happiness Will Befall do músico e compositor australiano Lawrence English. Guitarra e computador "auxiliados" por outros objectos electrónicos, cassetes e gira-discos contribuem para a composição de uma estranha sonoridade em constante mutação. Lawrence English apresentará este seu trabalho num concerto a realizar na Casa da Música do Porto na próxima sexta feira, 7 de Novembro.

Image hosted by Photobucket.com

The Beautiful Schyzophonic de Pawel Grabowski e o volume 6 da colecção Product [com James Eck Rippie e Paulo Raposo] serão as próximas edições da Crónica ainda no corrente ano.

|
| terça-feira, novembro 01, 2005

Em noite de Halloween, nada melhor que ouvir [Everyday Is] Halloween dos Ministry. Este tema é da primeira fase da carreira da banda de Al[ien] Jourgensen, antes da sua viragem para territórios metálico-industriais.


MP3 File

Image hosted by Photobucket.com

|