<!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </head><body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5428189\x26blogName\x3dAgenda+Electr%C3%B3nica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://agenda-electronica.blogspot.com/\x26vt\x3d-4604110418382138022', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
| quinta-feira, setembro 30, 2004

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [FBAUP]em colaboração com a Matéria Prima e o E.M.E. apresentam DUPLU01. Hoje, na Aula Magna da FBAUP, a partir das 21h30 actuam Pure, Modul e The Producers feat. Hanna Bi. Amanhã, no mesmo local às 17h00, há uma conferência de Carlos Vidal ["Apresentação de Alain Badiou: oinimigo do presente"] e, a partir das 23h30 há uma festa com dj sets de Muesli Colectivo, Tra$h Converters e DJ Puzzle e um live act de Donnacha Costello.

Pure. Artista vienense a viver actualmente em Berlim, Pure começou a produzir música em 1991 sob influência da então forte energia techno, editando mais de 20 discos vinil, tanto a solo como em colaborações diversas.Actualmente, trabalha maioritariamente na zona da música de audição abstracta, electrónica, tomando o software e o computador comoinstrumentos vitais no processo de criação, tanto em estúdio, como emespectáculos ao vivo. Trabalha com diversos criadores em projectos de interactividade e faz regularmente workshops e seminários de Max/MSP/Jitter em diversos países europeus. De entre as suas multiplas colaborações, destacam-se as parcerias com Berger, Johnny Dekam, Robert M. Weiss ou Doris Reisinger. É professor de MAX/MSP/JITTER na Universidade de Artes Aplicadas de Vienadesde 2001.De entre as suas muitas edições (mais de uma dezena nos ultimos cincoanos) contam-se os famosos "the.end.of.vinyl" e "Noonbugs" para a editoraMego e "Low" para a Staalplaat. Ao mesmo tempo que edita para diversaseditoras, Pure gere a sua própria editora, dOC, e desmultiplica-se emconcertos, tanto na Europa como no continente americano. Um caso de rara sensibilidade na área da electrónica experimental.

Donnacha Costello. Apesar de ter começado a criar no final dos anos oitenta , somente em 2000 é que Donnacha Costello emergiu da obscuridade para se tornar num dos mais refrescantes produtores do início de século. Irlandês de origem, Donnacha Costello recria na sua música uma estética Dub/Techno Minimal à qual não são alheias as influências de Steve Reich ou John Cage. As "Colour Series" editadas recentemente pela Minimise são o resultado dessa mesma estética. Para além das cores na Minimise, Donnacha editou também na Force Inc. e na Mille Plateaux num registo mais Glitch e Ambiental, o que comprova o carácter multifacetado do autor.
www.minimise.com

Modul. Funciona como o alter-ego sitemático e matemático de Donnacha Costello. Os temas apresentados em 2004 na editora Raster-Noton evocam texturas digitais onde o ritmo marca a fronteira. A pulsação é controlada, linear, precisa. Em Isol são exploradas melodias curtas e intensas, os sons buscam a eficiência, sem perder os traços mais emocionais que caracterizam o autor. As vozes femininas adicionadas aos temas dão uma atmosfera mais orgânica a um meio aparentemente asséptico e frio. O álbum move-se pelos próprios meios. Escutá-lo é partilhar desses meios.
www.raster-noton.de

|
| quinta-feira, setembro 23, 2004

Ann Shenton, que era o rosto feminino dos Add N To (X), vai estar no Lounge em Lisboa no dia 22 de Outubro para apresentar o seu novo projecto, Large Number, em parceria com Pierre Duplan. Mais pormenores em breve.

|

O Barreiro assinala mais uma Abertura do Ano Lectivo [apesar deste andar um pouco atribulado]. No próximo dia 25 de Setembro, às 22h00, no recinto da SIRB "Os Penicheiros", o Barreiro oferece aos jovens estudantes dois concertos - Wray Gunn e X-Wife. Entrada livre.

|
| terça-feira, setembro 21, 2004

A Pulsar celebra o seu terceiro aniversário com uma festa de arromba no próximo dia 24 no Alcântara Club em Lisboa a partir das 00h00. Serão 12 horas de música non-stop com Dj Na:me, Zentex, Antalgic, Yari, Pitt Bull, Plagia, Pan Sorbe, Body Combat, Antony Millard, Ballet Mecânico, Erik e Dj Analog e imagem a cargo da Bitnix.


Entretanto a Pulsar juntou-se ao Mexe Café [Bairro Alto, Lisboa] e criou um novo conceito para animar as noites de domingo. Ao conceito chamaram Missa e as noites acontecem no Alcântara Club.

|

A Radon é um colectivo internacional / transnacional que durante as próximas semanas vai proporcionar ao público português alguns concertos das suas bandas. Já na próxima quinta-feira os Ovo [Itália] actuam na Galeria ZdB em Lisboa e repetem a dose no dia seguinte nos Maus Hábitos do Porto na companhia dos Mécanosphère [o projecto paralelo de Adolfo Luxúria Caníbal dos Mão Morta e Benjamin Brejon]. No sábado o espaço Artes Múltiplas no Porto recebe a actuação ao vivo de Bruno Dorella [Itália] e sets de djs da Radon e dos Mécanosphère.

Restante calendário:
Ripit [França]: 30 de Setembro [Maus Hábitos, Porto] e 02 de Setembro [Deslize Bar, Braga]
Sikhara [Estados Unidos]: 01 de Outubro [O Meu Mercedes é Maior Que o Teu, Porto]
Benjamin Brejon Beast Box [França]: 09 de Outubro [Espaco Artes Multiplas, Porto]

|
| segunda-feira, setembro 20, 2004

Depois de uma paragem de dois meses, a dupla BioniC regressa esta sexta-feira ao activo no Abadia Bar em Leiria.

A partir das 22h00, os BioniC prometem viajar pelas tendências mais actuais da electrónica dançável. A conferir.

|
| sexta-feira, setembro 17, 2004

Se houver uma réstea de justiça [e de inteligência, já agora] no mundo da música, a próxima vez que os Spektrum actuarem em Portugal será numa sala com as dimensões adequadas à sua música. Não sei como foi no Porto. No Lux foi bom, mas não pude evitar a sensação de que aqueles músicos e aquela cantora e aquela música merecem um espaço maior. Muito maior. Um Coliseu ou uma Aula Magna. Ou um festival. Em Paredes de Coura seria sensacional. Divagações?

|
| quarta-feira, setembro 15, 2004

Kid Congo Powers juntou-se a Khan, inspiraram-se no disco-sound e no punk, fizeram o álbum Bad English [Transsolar] e actuam, ainda este mês, em três noites consecutivas em Portugal: 23 [Lux - Lisboa], 24 [Via Latina - Coimbra] e 25 [Swing - Porto]. A vinda a Portugal desta dupla está a cargo da Sonic.

Para os mais desatentos aqui fica um resumo das ecléticas colaborações destes senhores.

Kid Congo Powers: The Cramps, Gun Club, Nick Cave and the Bad Seeds, Mark Eitzel, Michael Gira, Foetus, Diamanda Galas, Little Annie, Greg Garring, Inger Lorre, Sally Norvell, Anita Lane, Die Haut, Barry Adamson, Robin Guthrie [Cocteau Twins], Botanica, e Knoxville Girls.

Kahn: Julee Cruise, Andre Williams, Francois Cactus [Stereo Total], Hanin Elias [Atari Teenage Riot], Jon Spencer, Diamanda Galas, Air Liquide, Jimi Tenor, Lukas Ligetti, Thomas Brinkmann, The Modernist, Little Annie & Christian Jandreiko, além dos seus projectos pessoais [Public Exactly, H.E.A.D., Global Electronic Network, Radiowaves e 4E].

Impressionante.

|

Os Spektrum, que hoje abriram o Festival Hi-TeCA no Porto e amanhã actuam no Lux em Lisboa, alargaram a sua estadia em Portugal e na Sexta-feira actuam no Clinic em Alcobaça. Mais uma oportunidade para apreciar o [enorme] talento dos autores de Enter the... Spektrum.

|
| sexta-feira, setembro 10, 2004

As próximas semanas serão fertéis em motivos para não ficar em casa. Confiram.

Já na próxima semana temos o Festival Hi-TeCa que durante quatro dias vai levar ao Teatro Carlos Alberto no Porto alguns nomes fundamentais das novas linguagens electrónicas [e arredores]. De 15 a 19 de Setembro, passam pela histórica sala portuense os Spektrum [paixão pessoal e que dia 16 também actuam no Lux em Lisboa...], @c+Lia, Burnt Friedman / Jaki Liebezeit, Philip Jeck, Christian Fennesz / Jon Wozencroft, Parasita Acumulador #2 {projecto de Carlos Zíngaro] e Elliott Sharp / Janene Higgins. Em duas das noites haverá ainda after-hours com DJ Luís Espinheira, Farben (aka Jan Jelinek), Muesli Colectivo, DJ Inês Soda, Akufen e DJ Chloe. Ver programa e horário completos aqui.

Lá mais para o fim do mês, a animação desce à costa alentejana com o Sines Transform Zone [24, 25 e 26 de Setembro] com actuações de Micro Audio Waves, Rádio Macau, Gomo, Flux, Quinteto Tati, Mola Dudle, Dead Combo, Rodrigo Amado e Pedro Gonçalves. Destaque ainda para os DJ sets a cargo de Cindy Kat, Zig Zag Warriors, Spaceboys, DJ Mee_k e Budah. O Castelo de Sines e a Capela da Misericódria são os locais onde decorrerá o Sines Transform Zone.

Já em Outubro, o grande destaque vai para a lenda
Psychic TV que no dia 8 actua no Teatro Sá da Bandeira no Porto. Fundados a partir dos pioneiros Throbbing Gristle [back in the 70s...], os Psychic TV não são passíveis de catalogação: do industrial ao experimental, passando pelo acid-house e pelo techno [estilos que ajudaram a inventar, de resto], a banda de Genesis P-Orridge já circulou pelos mais variados géneros e estilos musicais.

Actualmente são compostos por P-Orridge, Alice Genese, Eddie O'Dowd, Fabulous Person, Lady Jaye Breyer P-Orridge e David Max. Depois de já este ano termos assistido a concertos de Kraftwerk e Suicide em Portugal, esta é mais uma oportunidade para apreciar ao vivo a arte de um dos projectos que definiu as linhas de muita da electrónica que por aí anda.

|

Aí fica a programação do Lounge [Lisboa] para os próximos 8 dias.
Sexta-feira, 10: 1-UIK Project [22h30, entrada livre].
Melo-D, Mc Kalaf [Cooltrain Crew, Spaceboys, Bullet] e o Dj Lil' John (Fusionlab, Cooltrain Crew) juntam-se num all night long dj set - que incluirá vozes e teclados - com passagens garantidas pelo primeiro álbum dos 1-UIK Project, Strategies and Survival.
Sábado, 11: Mighty Caesar presents: funk your mind
Domingo, 12: Mighty Caesar
Terça, 14: Cap Iglo
Quarta, 15: Lucky e Deluxe Tune Definition
Quinta, 16: M. Sá
Sexta, 17: Kiss Kiss Bang Bang
Sábado, 18: Flux e DJ Mário Valente
Após dois anos de intenso trabalho, os Flux, considerados uma das revelações do anode 2003, apresentam finalmente o seu primeiro CD, Roulette. O tema Joe Bigod's Cock Dance, single extraído do álbum, é um exemplo claro do universo musical dogrupo, estando já a rodar em playlist na Antena 3, TSF e canal Sol Música. Sendo umgrupo excepcionalmente vocacionado para concertos ao vivo, este disco abre perspectivas para um novo conceito de espectáculo que o grupo se encontra a preparar.

|
| quarta-feira, setembro 08, 2004

Praticamente um mês depois de termos interrompido as "emissões" e depois de ter sido considerada a hipótese de acabar com este blog, a Agenda Electrónica regressa à actividade de cara lavada [embora pareça que o template escolhido tem alguns defeitos a nivel da sua funcionalidade - a corrigir num futuro próximo, I hope]. Para continuarmos atentos às novas músicas electrónicas e arredores. Enjoy the show...

|